Quem sou eu
- MOISÉS PEDONE
- Um apaixonado pela vida, família, amigos e política. Atualmente Presidente do Partido Progressista e Vereador do Município de Mostardas. Sejam bem vindos ao BLOG!
segunda-feira, 28 de junho de 2010
RUMO AO HEXA
domingo, 27 de junho de 2010
YEDA BUSCA REELEIÇÃO
Em seu discurso, a candidata disse que pretende manter as contas públicas em dia e, ao mesmo tempo, transformar o Rio Grande do Estado "com melhor qualidade de vida do país".
— A gente já sabe que déficit zero é estrada, dinheiro para hospital, educação e segurança — ressaltou.
Durante a convenção, também foi confirmado o nome de Berfran Rosado (PPS), como candidato a vice-governador na chapa tucana.
sábado, 26 de junho de 2010
PENEIRÃO EM MOSTARDAS
quinta-feira, 24 de junho de 2010
CAMINHADA DE COMBATE AS DROGAS
quarta-feira, 23 de junho de 2010
NOVA PESQUISA PARA PRESIDENTE
BRASÍLIA (Reuters) - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), passou à frente de seu adversário José Serra (PSDB) em pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira. No quadro que mostra apenas os três principais candidatos na corrida presidencial, Dilma tem 40 por cento de intenção de votos e José Serra recebeu 35 por cento na sondagem realizada entre os dias 19 e 21 deste mês, enquanto Marina Silva (PV) ficou com 9 por cento. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Já quando a pesquisa inclui todos os 12 prováveis candidatos a presidente, a petista aparece com 38,2 por cento, seguida pelo tucano com 32,3 por cento e a ex-ministra do Meio Ambiente com 7,0 por cento. O quarto colocado aparece com apenas 0,9 por cento. Quando perguntados sobre a probabilidade de votar nos candidatos, 35 por cento disseram que votariam em Dilma com certeza, contra 29 por cento em março, a sondagem anterior do Ibope feita para a Confederação Nacional da Indústria. Por outro lado, aqueles que não votariam de modo algum nela somaram 23 por cento, ante 27 por cento há três meses. No caso de Serra, o voto certo passou para 28 por cento, em comparação a 27 por cento em março, enquanto agora 30 por cento não votariam nele de jeito nenhum, ante 25 por cento. Na pesquisa Ibope divulgada em 5 de junho, Serra e Dilma apareciam com 37 por cento e Marina, com 9 por cento. O Ibope entrevistou na nova pesquisa 2.002 pessoas em 140 municípios. (Reportagem de Fernando Exman)
terça-feira, 22 de junho de 2010
TER OU NÃO TER
segunda-feira, 21 de junho de 2010
DEPUTADO POR UM DIA - Esc. Mario Quintana representa Mostardas
Como parte das atividades do projeto Deputado por um Dia, cada escola participante elaborou previamente um projeto de lei. É na sessão plenária que os deputados-estudantes ocupam as cadeiras dos parlamentares, no plenário, para apreciar e votar tais proposições. Nesta edição, todos os projetos foram aprovados. Conheça as propostas trazidas pelos estudantes e veja como ficou a votação:
- Aprovado por 44 X 11 votos, o projeto do Partido Estudantil Hilda Koetz, da Escola Estadual Professora Hilda Koetz, de São Pedro do Sul. A proposta estabelece medidas para incentivar a oferta da disciplina de cultura sul-rio-grandense aos alunos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do estado. Entre os objetivos da proposição, segundo a justificativa, está “a preservação das tradições gaúchas em todo Estado, para que se possa perpetuá-las e difundi-las, com propriedade, em todo o todo território nacional e até fora dele”;
- Aprovado por 34 X 20 votos, o projeto do Partido Antônio Pessini, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Pessini, de São Marcos, que institui uma política de incentivo a cursos profissionalizantes em turno contrário ao horário escolar. Segundo a justificativa, o objetivo da proposta é “qualificar alunos do Ensino Fundamental e Médio no campo do trabalho, garantindo, assim, um futuro mais promissor, não só para os jovens, mas também para a sociedade em geral”;
- Aprovado por 30 X 24 votos, o projeto apresentado pelo Partido Literário Estudantil, da Estadual de Ensino Médio Saldanha Marinho, de Ibirapuitã. A proposta sugere uma alteração na Lei nº 8.744, de 9 de novembro de 1988, que cria o Plano de Expansão da Rede de Bibliotecas de Escolas Públicas e estabelece o horário semanal de leitura nas escolas do Sistema Estadual de Ensino. Segundo o projeto, as escolas devem reservar, inicialmente, 30 minutos por semana para a leitura. “Sabe-se que a leitura é condição indispensável à formação do estudante e ao exercício da cidadania. Por isso, as diferentes áreas do conhecimento procurarão estabelecer relações interdisciplinares através da leitura”, aponta a justificativa;
- Aprovado por 48 X 6 votos, o projeto elaborado pelo Partido Estadual da Mário Quintana, da Estadual de Ensino Médio Mário Quintana, de Mostardas, que estabelece diretrizes para a criação da Gincana Estudantil de Resgate das Tradições Gaúchas nas escolas da rede pública do estado. “A cultura gaúcha está cada vez mais distante do cotidiano escolar, ficando, muitas vezes, restrita aos Centros de Tradições Gaúchas”, explica a justificativa;
- Aprovado por 33 X 21 votos, o projeto apresentado pelo Partido Idealista Imigrantense, da Escola Estadual de Ensino Médio 25 de Maio, de Imigrante. A proposta sugere alteração na Lei nº 8.820, de 27 de janeiro de 1989, que institui o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. A proposta prevê isenção desses impostos para os municípios na aquisição de equipamentos rodoviários, como ambulâncias e veículos para transporte escolar. “Nosso projeto de lei vem atender, em parte, um importante pleito dos municípios gaúchos, de forma a viabilizar expressamente que as aquisições destes bens móveis melhorem a vida dos que vivem longe dos centros urbanos”, afirma a justificativa à proposição;
Ao final da sessão, os líderes de cada partido estudantil sortearam as cinco escolas que vão participar da próxima edição do projeto Deputado por um Dia. São elas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonieta Gindri Reghelin, de Jaguari; Escola Estadual de Ensino Fundamental Marlene Medeiros, de Santana de Boa Vista; Escola Estadual de Ensino Médio São José, de Constantina; Instituto Estadual de Educação Coronel Patrício Vieira Rodrigues, de Tapes; Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Teotônio Vilela, de Farroupilha.
Projeto
Durante o projeto Deputado por um Dia, os deputados-estudantes conhecem, na prática, como é a atividade parlamentar. Em cada edição são sorteadas cinco escolas, representadas por onze alunos, totalizando 55 deputados. No decorrer dos preparativos, uma equipe da Escola do Legislativo vai aos colégios para falar com alunos e professores sobre temas referentes ao Poder Legislativo, como, por exemplo, a organização política do Estado Brasileiro, a importância do movimento estudantil, as noções de processo e técnica legislativa, além de aspectos sobre o funcionamento do plenário.
domingo, 20 de junho de 2010
BRASIL NAS OITAVAS DE FINAIS
COPA DO MUNDO
sábado, 19 de junho de 2010
Novo Visual
terça-feira, 15 de junho de 2010
MERENDA ESCOLAR
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARTE II
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Pólo Mostardas abre vagas para novos Cursos
POLO PRESENCIAL UAB – MOSTARDAS
Cursos oferecidos:
Aperfeiçoamento
Pré-requesito: Certificado de conclusão do ensino médio.
- Formação de professores Mediadores de Leitura-34 VAGAS
- Educação Ambiental-30 VAGAS
Especialização
Pré-requesito: Diploma de curso superior.
1. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação-17 VAGAS
2. Educação em Direitos Humanos-25 VAGAS
Edital em www.furg.br; www.sead.furg.br ; SEaD/FURG e nas secretarias dos polos presenciais.
Inscrições: Secretarias dos polos presenciais. De 10/06 a 25/06/2010
Contato Pólo Mostardas: 51 36731873
Prefeitura entrega equipamentos a Com. Quilombolas
domingo, 13 de junho de 2010
PT oficializou candidatura de Dilma
A ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff foi oficializada neste domingo (13), em votação simbólica, como candidata do partido à Presidência da República. A convenção nacional do PT começou por volta de 10h e contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente, José Alencar, presidentes de partidos, deputados e senadores. O vice de Dilma, o deputado Michel Temer, do PMDB, também estava na convenção.
A ex-ministra da Casa Civil disse que vai dar continuidade ao governo do presidente Lula, mas o fará com "alma e coração de mulher". "Não é por acaso que depois desse grande homem o Brasil possa ser governado por uma mulher, uma mulher que vai continuar o Brasil de Lula, mas que fará o Brasil de Lula com alma e coração de mulher", disse.
“O presidente Lula mudou o Brasil e o Brasil, por essa mudança, quer seguir mudando. A continuidade que o Brasil deseja é a continuidade da mudança. O que queremos é seguir mudando para melhor, com mais crescimento e inclusão social”, afirmou.
A candidata petista afirmou ainda que se eleita vai manter a estabilidade econômica e reduzir a carga dos impostos. Ela prometeu desonerar investimentos para possibilitar um maior crescimento da economia.
“Para o Brasil seguir mudando é preciso continuar a estabilidade e aprovar a reforma tributária. Nosso sistema tributário é caótico. Vamos investir para informatizar tributos, diminuir alíquota dos impostos e ampliar a base de arrecadação”, disse. “Vamos aprofundar ainda a desoneração dos investimentos porque ele melhora o crescimento econômico.”
Fonte: site g1.com
PSDB oficializou José Serra
Salvador. Na convenção do PSDB que homologou seu nome como candidato à Presidência da República, o ex-governador José Serra criticou duramente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT para marcar posição em relação a sua principal adversária, a ex-ministra Dilma Rousseff (PT). O ex-governador Aécio Neves também atacou Lula.
Sem citar nomes em nenhum momento, Serra fez críticas aos "neocorruptos" e disse que não tem "esquemas ou esquadrões de militantes pagos com dinheiro público". "Quem justifica deslizes morais dizendo que está fazendo o mesmo que outros fizeram deve merecer o repúdio da sociedade. São os neocorruptos", afirmou.
Serra começou seu discurso na convenção nacional do PSDB, em Salvador, afirmando que aceita a indicação e arrancando aplausos da plateia. A primeira parte do discurso foi dedicada às críticas ao atual governo.
Serra afirmou que "honestidade não tem que ser programa de governo, mas obrigação".
Em uma referência à política externa, Serra disse que acredita "nos direitos humanos dentro do Brasil e no mundo". "Não fica bem elogiar ditadores de todos os cantos do planeta", afirmou.
O tucano defendeu a liberdade de imprensa e a democracia e fez menção a escândalos ocorridos na gestão Lula. "Acredito no Congresso como a principal arena do debate político e não como arena de mensalões, de compra de votos", disse.
Em outro momento, fez referência indireta ao presidente Lula utilizando o exemplo de outro Luiz, o rei francês iluminista Luís XIV.
"O tempo dos chefes de governo que acreditavam personificar o Estado ficou para trás há mais de 300 anos. Luís XIV achava que o Estado era ele. Nas democracias e no Brasil não há lugar para ‘luíses’ assim". Antes dele, o ex-governador mineiro Aécio Neves disse, em seu discurso na convenção, que o país não foi a "construção solitária de um messias". Otimista, Aécio convocou a população a "ocupar as praças" do país e pediu um "basta" no aparelhamento do Estado.
Serra também utilizou o discurso para apresentar seu currículo e suas propostas. Prometeu acabar com a miséria e reivindicou o crédito pelo Bolsa Família para o governo FHC, dizendo que irá ampliar o programa.
Em relação a Dilma, o tucano ressaltou que não caiu de "paraquedas" na política e avisou: "comigo, vocês não vão ter surpresas. Tenho uma cara só", disse.
Curiosidades
Quórum. Um público estimado em 5.000 pessoas acompanhou a convenção do PSDB em Salvador.
Repetição No discurso, Serra citou 13 vezes a palavra "acredito" para se diferenciar do governo Lula e do PT. Também citou nove vezes "necessidades e esperanças", que considera serem objetivos da "maioria dos brasileiros".
Fonte: http://www.otempo.com.br/
PV homologa Marina Silva como candidata a Presidente da República
Foram confirmados os nomes dos seguintes candidatos a governador: Fernando Gabeira (RJ), Fabio Feldmann (SP), Luiz Bassuma (BA), Eduardo Brandão (DF), José Fernando Aparecido (MG), Sergio Xavier (PE), Paulo Salamuni (PR), Montserrat Martins (RS) e Reynaldo Moraes (SE).
Os verdes também aprovaram ainda uma moção de repudio ao relatório com alterações no Código Florestal brasileiro, apresentada nesta semana no Congresso Nacional, pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
O Presidente Nacional do PV, José Luiz Penna, afirmou que a candidatura de Marina interrompe o processo de transformação da eleição presidencial num plebiscito.
Grande estrela da festa, a Senadora Marina Silva afirmou em seu discurso que o Brasil não precisa de um Estado “provedor”, mas de um Estado “mobilizador”, “que não faça para os pobres, mas com os pobres”.
A candidata do PV afirmou que os brasileiros precisam ter “igualdade de oportunidades”. Para ela, a educação desempenha um papel fundamental nessa tarefa. “O Brasil que queremos é um Brasil que tenha uma educação de qualidade e que seja colocada como prioridade das prioridades”, afirmou. “Esse, para mim, é um compromisso visceral de vida”, disse.
terça-feira, 8 de junho de 2010
10 Anos da Escola Marcelo Gama
Em Mostardas, o nome da escola municipal que em seu começo até o ano de 2000 era Cenecista e particular, comemorou no último dia 07/06, os seus 10 Anos, que em homenagem especial ao poeta deu-se o nome de Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcelo Gama. Alunos apresentaram teatro, dança e saborearam um gostoso bolo feito pelas merendeiras da escola. Estiveram presentes além da comunidade escolar, o Secretário Municipal de Educação, Moisés Pedone, que em sua fala ressaltou a importância que a escola tem na comunidade e anunciou as obras que serão feitas no ano de 2010 no prédio. A Diretora, Leda Santos, agradeceu o apoio de todo o grupo e pediu que os alunos fomentem o respeito para com todos.
Foto 1 : Poeta Marcelo Gama
Foto 2: Diretora Leda Santos e Secretário de Educação, Moisés Pedone
Foto 3 e 4: Apresentação teatral dos alunos
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Vice Prefeito Enio Abreu está de Prefeito
Serra e Dilma empatados na corrida presidencial
Os dois candidatos tiveram 37% das intenções de voto no primeiro turno
Oempate entre a petista e o tucano continua em um eventual segundo turno, com 42% para cada um. Em abril, Serra tinha 46% e Dilma, 37% no segundo turno. Os indecisos somam 8% dos entrevistados, e 9% disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum candidato. Os resultados já consideram o cenário sem Ciro Gomes e confirmam a tendência de crescimento de Dilma e o acirramento da disputa com o tucano.
Essa foi a primeira pesquisa do Ibope feita depois do programa partidário do PT, que teve Dilma como estrela, no dia 13 de maio, e do DEM, que foi em grande parte ocupado por Serra.
Na pesquisa, não há empate no índice de rejeição. Quando o Ibope pergunta em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum, Serra aparece com 24%, à frente da adversária, com 19%. Marina aparece com 15%.
Nota média atribuída ao governo ficou em 7,8
Além de pesquisar o cenário com os três principais pré-candidatos, o Ibope apresentou aos entrevistados, pela primeira vez, uma lista com “nanicos” – representantes de micropartidos. Mesmo com 13 pré-candidatos no segundo cenário, Serra, Dilma e Marina mantêm seus percentuais.
Na pesquisa, o Ibope apurou os números de aprovação do governo Lula, considerado ótimo ou bom por 75% dos entrevistados, regular por 20% e ruim ou péssimo por 5%. A nota média atribuída ao governo é 7,8.