Quem sou eu

Um apaixonado pela vida, família, amigos e política. Atualmente Presidente do Partido Progressista e Vereador do Município de Mostardas. Sejam bem vindos ao BLOG!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A META É MUDAR ESSE CENÁRIO

O Secretário Municipal de Educação de Mostardas e Vereador licenciado, Moisés Pedone-PP, disse que um dos maiores desafios durante sua gestão frente a pasta é diminuir a reprovação e evasão escolar, na rede municipal de ensino. Com um dado em mãos, do ano de 2008, a SME tem um diagnóstico preciso de que o índice daquele ano mostra a realidade preocupante com o ensino fundamental de Mostardas. No ano de 2008, demonstra que no Rio Grande do Sul, 24,8 mil alunos deixaram de lado os cadernos e cerca de 224,8 mil repetiram de ano. Mostardas nos dois quesitos, reprovação e evasão, estiveram acima da média do Estado. A média em reprovação enquanto no RS foi de 14,4%, Mostardas configurou em 20,7% e em relação à evasão, no RS 1,5%, aqui foi de 6%.


O Ministério Público do Estado desencadeou um projeto em 2009, denominado Escola-Luz, a fim de mobilizar as comunidades em torno da causa. Ao todo, 40 comarcas, responsáveis por 43 municípios, foram escolhidas como prioritárias.


Promotores têm realizado reuniões com comunidades escolares, tendo como foco a diminuição desses índices.


Vários exemplos foram postos no levantamento, por região. A região central, composta por nove cidades, percebeu-se dificuldades de adaptação entre alunos que passaram do ensino municipal para o estadual. Já na região metropolitana, o problema foi à falta de motivação, em especial quando as aulas rivalizam com o trabalho. Já na região sul, a vulnerabilidade social e as relações entre os estudantes, é o vilão.


O Secretário Moisés além de participar do encontro com o Promotor de Mostardas realizou reuniões junto a Diretores e professores para ouvir os pedidos para a melhora do índice. O maior das solicitações foram reformas de espaço físico e apoio de profissionais como Psicopedagogia e Psicólogo. O Secretário, portanto, vem procurando atender todos os itens. Reformas nas escolas estão sendo feitas e recentemente um Processo Seletivo foi realizado para a contratação dessas duas profissionais, além de que no próximo concurso público serão ofertados os cargos de Psicopedagogo e Psicólogo. “Mas não basta apenas disponibilizarmos obras e recursos humanos, a família, o aluno e o professor tem que se sentir bem dentro da comunidade escolar e fazer com que as coisas aconteçam.” – comentou Pedone ao Jornal Freguesia nesta terça-feira, 09/11.

Nenhum comentário: