Quem sou eu

Um apaixonado pela vida, família, amigos e política. Atualmente Presidente do Partido Progressista e Vereador do Município de Mostardas. Sejam bem vindos ao BLOG!

terça-feira, 20 de março de 2012

Secretária emite nota de esclarecimento ao Jornal Freguesia das Águas



RECURSO DA SAÚDE EM MOSTARDAS
A informação é imprescindível. Mas ela deve ser verdadeira, fundamentada e inserida em um contexto. E, quando envolve partes diferentes, deve se ouvir, no mínimo, os envolvidos, senão, passa a ser uma informação irresponsável.
Na matéria veiculada no Jornal Freguesia das Águas do dia 09/03/2012, edição nº 743, foram “largadas” informações de cortes de recursos e inadequação na gestão da saúde do Município.  A fonte, portal da saúde, 28/02/12 é do Ministério da Saúde, mas da forma como foi mostrada, irresponsavelmente, mostra Mostardas com dificuldade na gestão dos recursos da saúde.
Para esclarecer, e mostrar como se leva a informação jornalística aos leitores, a Secretaria Municipal de Saúde de Mostardas esclarece:
Houve sim um problema no cadastro do SCNES (Cadastro Nacional de Saúde), na informação de 1 (uma) Agente Comunitária de Saúde. Como, há poucos meses o Ministério vem realizando cruzamento de dados e fiscalizando este cadastro, o que é um avanço, foi constatado este erro no Cadastro e o Município deixou de receber o valor de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais), referentes a uma agente comunitária de saúde. Como estes erros podem acontecer, o que não os justifica, a Secretaria enviou novamente o cadastro, solicitando o ressarcimento que deverá ocorrer em poucos meses.
 Este fato justifica a matéria veiculada como “inadequação na gestão da saúde”?
Cortes nos recursos no Programa de Saúde da Família?
Ora, o Município recebe mais de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) mensais referentes a este programa.
Será que inadequação na gestão dos recursos da saúde não está acontecendo com a Secretaria Estadual de Saúde, que não repassou nem a 2ª parcela do verão legal, que já foi encerrado?
E os recursos estaduais do mês de dezembro de 2011 que estão sendo depositados somente nesta semana?
Aos leitores deste Jornal: Cobrem sim do Poder Público, exijam sim esclarecimentos, fiscalizem. Mas, sobretudo, exijam informações corretas e esclarecedoras deste veículo de informação, que chega até sua casa. Imprensa responsável.
A internet nos trouxe grandes avanços, mas cuidado com as informações postadas em sites, blogs, etc. Elas devem ter autoria e serem inseridas no contexto.
Coloco-me a inteira disposição da minha comunidade e dos veículos de informações que queiram transmitir as notícias de forma correta.
ANELISE LIZ DOS SANTOS
Secretária Municipal de Saúde de Mostardas/RS

Nenhum comentário: