Quem sou eu

Um apaixonado pela vida, família, amigos e política. Atualmente Presidente do Partido Progressista e Vereador do Município de Mostardas. Sejam bem vindos ao BLOG!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Porto do Barquinho em discussão

Ver. Alexandre Mesquita, Mário Augusto (Assoc. Arrozeiros), Sec. Planejamento Gilnei, Marcos Solon (Pres. Sindicato Rural), Eng. Otávio, Paulo Cézar (Associação Comercial) e o Prefeito Marne
Nesta terça-feira (27/09) a Comissão pró-instalação do Porto do Barquinho, esteve em audiência com Poder Executivo Municipal, na pauta da reunião o objetivo de prosseguir nas tratativas de busca de parceiros da iniciativa privada dispostos a investir na infraestrutura, visando à exploração comercial do terminal hidroviário.  Conforme declaração do analista naval, do Ministério dos Transportes, o Eng. Otávio Augusto dos Santos Kocby, “havendo viabilidade de funcionamento garantido da parte de estrutura a União constrói o terminal e entrega para a iniciativa privada através de outorga concedida pela ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários”, relatou o Engenheiro.
Estiveram na Audiência com o Prefeito Marne Vitorino, além do Eng. Otávio Kocby, o Secretario de Planejamento Gilnei Nazareth, o Vereador Alexandre Mesquita, os representantes da: Associação dos Arrozeiros Mario Augusto Correa, da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Mostardas), Paulo César Araújo e do Sindicato dos Produtores Rurais Marco Sólon. O próximo passo do grupo de trabalho será fazer um levantamento de carga de produção para ser transportada para outras regiões e quantificação do potencial de retorno, bem como o estudo do roteiro técnico de implantação do porto. O Prefeito Marne Vitorino declarou que: “tudo que for possível para viabilizar o funcionamento do Porto do Barquinho o município será parceiro e não medirá esforços para esta conquista histórica tão almejada”, concluiu.  
 
Fonte: www.jlfmostardas.blogspot.com

Sec. de Agricultura recebe técnicos da EMATER

Tiago Soares, Ricardo Oliveria, Pereira e Secretário Sérgio Costa
O Secretário Municipal de Agricultura Sérgio Araújo da Costa, recebeu nesta terça-feira (27/09), a visita dos novos técnicos da EMATER de Mostardas, Tiago Soares Pedroso e Ricardo Tiel de Oliveira Valim. Foram apresentados pelo Chefe do Escritório local da Emater José Severio Braga Pereira, que agora amplia sua equipe de trabalho, visto a saída da técnica Adriane Benedetti, que foi transferida para outro município. Mostardas, através do Executivo Municipal mantém convênio com a instituição extensionista, que fornece assessoria técnica aos produtores rurais, com o objetivo de incentivar e qualificar a produção agropecuária na região.
A EMATER tem como Missão: Promover o Desenvolvimento Rural Sustentável por meio de ações de assistência técnica e extensão rural, mediante processos educativos e participativos, visando o fortalecimento da agricultura familiar e suas organizações e criando condições para o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida da população gaúcha.
E como Visão: Ser uma instituição de referência em Assistência Técnica e Extensão Rural, bem como na prestação de serviços de Classificação e Certificação, reconhecida pela excelência da qualidade de seus trabalhos voltados à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural sustentável.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Icmbio recebe nova infraestrutura




O Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade - ICMBio, Rômulo José Fernandes Barreto Mello, esteve em Mostardas nesta segunda-feira (26/09), inaugurou o novo anexo e visitou o Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Com presença da equipe local e regional do ICMBio, das autoridades convidadas: de Mostardas, o Secretário de Educação Moisés Pedone, o Presidente da Câmara Vereador André Soares, o Comandante da Brigada Militar Sargento Charles Simanki, a Coordenadora das Anitas Ana Peres. De Tavares, o Prefeito Flávio Souza, o Vice João Renildo, os vereadores Maurício, Presidente da Câmara e Moacir Paiva, e demais autoridades. Inicialmente foi aberta a fita de inauguração, em seguida composta a mesa e os pronunciamentos: do novo Chefe do Parna, Luis Eduardo Torna Burgueno, do Secretario Moisés, do Prefeito de Tavares Flávio Souza e pelo Presidente do ICMBio, Rômulo José Fernandes Barreto Mello. Logo após as falas, foi assinado um Termo de Compromisso Ambiental com a empresa Bona & Marquetti Ltda, representada pela sócia Margarida Marquetti. O novo anexo do PARNA fica na Rua Feliciano de Moura nº 971, centro - Mostardas/RS, antiga garagem da LB e do Expresso Palmares.

Resultado final da eleição do Conselho Tutelar


         Ocorreu domingo (25/09), a eleição para o Conselho Tutelar de Mostardas para um mandato de 03 (três) anos 2011/2014, foi uma eleição disputada voto a voto. Foram eleitos: 1º lugar – Matias 213 votos, 2º lugar - Jane 206 votos, 3º lugar – Edinho 196 votos, 4º lugar – Adilson, 184 votos e 5º lugar Liano 180 votos. Os leitos assumirão seus mandatos dia 03 (três) de outubro, com a renovação de 60 % da composição atual, visto que dos 05 (cinco) Conselheiros atuais, 02 (dois) não puderam concorrer devido a terem exercido 02 (dois) mandatos e dos 03 (três) com direito a disputar a reeleição 02 (dois) obtiveram êxito, Edinho e Liano.
         Conforme informações da Comissão Eleitoral Especial, que coordenou as eleições, durante todo o dia do pleito o ambiente eleitoral foi carregado de muito nervosismo por parte dos candidatos e fiscais. As principais preocupações consistiram em denúncias por possíveis transporte de eleitores e boca de urna, fatos que prontamente foram apurados pela equipe de plantão, com apoio da Brigada Militar, Poder Judiciário e Ministério Público. Todas as dúvidas e preocupações foram prontamente averiguadas e esclarecidas pela Comissão Eleitoral, com um competente apoio da Brigada Militar, através do Comando do Sargento Charles Simanki. A apuração iniciou as 17:30 horas, na Escola Municipal Marcelo Gama, em uma sala foram instaladas 02 (mesas) apuradoras, onde foi permitido o acompanhamento da contagem pelos candidatos e/ou fiscais previamente cadastrados, que os representavam. Em outra sala (ao lado), foi instalada um sistema de som com telão, onde mais de 100 (cem) pessoas podiam acompanhar o desenrolar da contagem de votos. Em cada urna apurada, a Comissão fazia a leitura de totais de votos por candidato e os incluía no telão com totalizador, que informava o resultado parcial do desempenho dos concorrentes em cada mesa receptora de votos. A emoção perdurou até o final da apuração, em torno de 09:30 horas, quando foi divulgado o resultado da última urna (do 4º Distrito), definindo assim a ordem de eleição dos 05 (cinco) eleitos titulares e a ordem dos suplentes.
 
fonte: www.jlfmostardas.blogspot.com divulgação da prefeitura municipal
 
Candidato Total
39 Matias 213
32 Jane 206
36 Edinho 196
21 Adilson 184
37 Liano 180
35 Gilberto 150
29 Ângela 149
31 Lulu 140
24 Hestevan 131
28 Veraci 106
27 Fatinha 97
34 Bruna 97
23 Fernanda 94
30 Marcelo 77
38 Aline 67
20 Iara 61
33 Lair 37

domingo, 25 de setembro de 2011

Eleitos novos Conselheiros


Saiu a pouco o resultado do eleitos Conselheiros Tutelares para os próximo 3 anos, em Mostardas. Numa eleição disputada voto a voto, abaixo os nomes dos vencedores:

Matias Velho de Lemos - 213 votos;
Jane  Zacca - 206 votos;
Edinho - 196 votos;
Adilson - 184 votos;
Liano Soares Anderson - 180 votos.

A posse será no próximo dia 03/10.
Desejo sucesso e um ótimo trabalho a esta equipe.





Eleitores estão participando neste domingo, 25/09, da eleição de escolha dos novos Conselheiros Tutelares de Mostardas. A votação iniciou-se às 8 hs da manhã e se encerrará ás 17 hs. Participe. Abaixo nomes e números dos respectivos candidatos.

20 Iara Bandeira Lima
21 Adilson
23 Fernanda Pereira
24 Hestevan Gonçalves
27 Bruna Kelen Rodrigues
28 Veraci da Costa Braga
29 Ângela Motta
30 Marcelo Severo
31 Maria Luiza (Lulu)
32 Jane Zacca
33 Lair Teresinha Dorneles Quintana
34 Fátima Fraga (Fatinha)
35 Gilberto Pacheco
36 Edinho
37 Liano Soares Anderson
38 Aline Cabeleireira
39 Matias Velho de Lemos

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Transmissão ao vivo

A Rádio Tarumão FM 105.1 irá transmitir ao vivo a final do Campeonato Municipal de Campo 2011. O jogo ocorrerá no Campo do Lutador Gaúcho, no Rincão. A grande final será um clássico do futebol de Mostardas, Tamandaré X Lutador Gaúcho enfrentam-se na disputa do 1º e 2º Quadro. A transmissão da Rádio começará já pela manhã com flashes ao vivo, onde no stúdio principal da Rádio, Moisés Pedone irá comandar o programa com músicas e entretenimento. Fique ligado! Amanhã a partir das 9 horas da manhã.

Prefeito Marne e Pres. Câmara André Soares em Brasília

André, Senadora Ana Amélia e Prefeito Marne

Pref. Marne, Dep. Federal Jerônimo Goergen e Pres. André Soares
O Prefeito Marne Vitorino, de Mostardas e o Prefeito Flávio Souza, acompanhado pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Mostardas e demais políticos e lideranças da região e do Estado, participaram da Mobilização Municipalista, que ocorreu de 13 a 15 de setembro, em Brasília. Os resultados estão sendo positivos, como se pode conferir nas informações divulgadas pela FAMURS, Federação dos Municípios do RS, reproduzido seguir:
Brasília - A mobilização de Prefeitos realizada nesta terça-feira, dia 13 de setembro, na Capital Federal, surtiu efeito imediato. A promessa de que a Emenda 29 e o veto ao projeto de redistribuição dos royalties serão votados em até três semanas. Coordenada pela Confederação Nacional de Municípios, o manifesto reuniu cerca de 1,5 mil prefeitos de todo o país, que lotaram o auditório Petrônio Portela, do Senado Federal. A comitiva gaúcha, integrada por cerca de 150 prefeitos, foi liderada pelo presidente da FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, Mariovane Weis. - Acreditamos na palavra do gaúcho Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados, que assumiu o compromisso de levar a Emenda 29 para votação até o dia 28 de setembro - ressaltou o presidente da FAMURS, muito confiante.
Outra vitória foi a garantia de que o veto ao projeto de divisão igualitária dos royalties provenientes da exploração do pré-sal também será levado a votação até o dia 5 de outubro. A promessa foi firmada pelo presidente do Senado Federal, José Sarney, após reunião com o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski. - Cinco de outubro será a data limite para o Congresso examinar o veto, caso não se chegue a um entendimento até lá. Esperamos encontrar uma solução que atenda o governo e os prefeitos – afirmou o senador.

Emenda 29
Promulgada em 2000 e considerada uma conquista social, a EC-29 definiu percentuais de investimento na Saúde de cada ente federado. Ficou determinada a aplicação de 10% do orçamento da União, 12% dos Estados e 15% dos Municípios. Com a demora na conclusão da votação da lei, o SUS já deixou de receber o equivalente a 66 bilhões de reais.

Partilha dos Royalties
Em 2010, o ex-presidente Lula vetou o projeto de partilha igualitária dos royalties do petróleo, aprovado no Congresso. A Lei 12.351/2010 estipulava os critérios de divisão dos valores: 50% pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e 50% pelos critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE), reservada a parcela da União e dos Municípios exploradores. Com o veto, os Municípios gaúchos deixaram de arrecadar R$ 390 milhões nos últimos meses.

fonte: www.jlfmostardas.blogspot.com.br divulgação prefeitura municpal



Freguesia da Terra empossa nova Diretoria

A nova diretoria da Associação Freguesia da Terra foi empossada na última sexta-feira (15/09). E está assim composta: Presidente Mario José Ferreira da Silva, Vice-presidente João Carlos da Silva Souza, Secretário Jairo Miguel Zacca e Tesoureiro João Orêncio Galvão, Conselho Fiscal Janete Terezinha da Silva Rodrigues e Enio Ferreira da Silva. Toda sexta-feira, durante todo o dia, os associados do Freguesia da Terra expõe seus produtos com qualidade diferenciada no quiosque da Praça Luiz Chaves Martins. A Associação Freguesia da Terra é parceria do Executivo Municipal, repassa apoio financeiro como incentivo a produção de hortifrutigranjeiros, no regime de economia familiar.
fonte: www.jlfmostardas.blogspot.com divulgação prefeitura municipal

Conferência de Segurança Alimentar elegem seus Delegados

Auditório Dante Barone lotado

Sec. Jeder e Claudino (Com. Quilombola Beco dos Colodianos) eleitos Delegados para Conferência Nacional

A V CESANS, sob o tema Implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISANS, foi realizada no período de 15 a 17 de setembro de 2011, em Porto Alegre, recebeu em torno de 500 delegados e 150 Convidados e Observadores. Entre os participantes foram eleitos 56 delegados do RS para a Conferência Nacional, entre estes 02 de Mostardas, o Secretário de Assistência Social Jeder Silveira da Silva (Poder Público) e Claudino Donélio da Silva (Quilombolas). As Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, ocorrem no Rio Grande do Sul desde o ano de 1994. A programação da Conferência foi desenvolvida no entorno emblemático da Praça da Matriz em instalações do Palácio Piratini, da Assembléia Legislativa, da Mitra da Catedral Metropolitana, do Palácio da Justiça e do Ministério Público. As informações, debates, propostas e encaminhamentos das Conferências Municipais gaúchas contribuiram para a consolidação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul – SISANS RS. Seus consequentes desdobramentos repercutirão nas Políticas e Planos de Segurança e Soberania Alimentar, intersetoriais e com ênfase no estruturante, envolvendo especialmente as áreas da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Agricultura, Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente. Conferência Estadual foi desenvolvida em 03 eixos norteadores, versando sobre: I. Situação da Segurança Alimentar; II. Sistema de Segurança Alimentar; III. Política e Plano de Segurança Alimentar. A V CESANS, discutiu e elaborou propostas para a IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada de 07 a 10 de novembro de 2011, no Centro de Convenções de Salvador (BA), com o intuito de definir as diretrizes para ação do Governo Federal no período de 2012 a 2015, terá como tema “DIREITO À ALIMENTAÇÃO”.






Inauguração de anexo do ICMBio em Mostardas

Conforme convite enviado as autoridades e representantes de entidades dos municípios de Mostardas e Tavares, será realizada uma cerimônia de inauguração do novo anexo do Parque Nacional da Lagoa do Peixe – ICMBio, segunda-feira (26/09), com a presença do Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, Rômulo José Fernandes Barreto Mello. O evento está previsto para iniciar as 10:30  horas, e o endereço do novo anexo do PARNA fica na Rua Feliciano de Moura nº 971, antiga garagem do Expresso Palmares. Na mesma data será assinado um Termo de Compromisso Ambiental com a empresa Bona & Marquetti Ltda.

Dep. Alceu Moreira entrega ofício ao Prefeito referente a posse de novo Chefe

Em viagem para participar da mobilização municipalista nacional, que ocorreu de 13 a 15 de setembro, em Brasília, o Prefeito Marne Vitorino foi informado pelo Deputado Federal Alceu Moreira da mudança na chefia do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. O Dep. Alceu repassou ao Prefeito Marne e ao Presidente da Câmara de Vereadores André Soares, uma cópia do oficio institucional (nº 92/2011 – ASS/PRESI/ICMBio),  onde está escrito que: “Por determinação do Presidente do ICMBio, informamos que houve mudança na chefia do PARNA, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União, de 12:08:2011. Continua o ofício: “(...) Luis Eduardo Torna Burgueno assume a chefia com o compromisso de levar nossos valores de estabelecimento do diálogo franco e cooperativo com os cidadãos e a implementação dos instrumentos de gestão participativa da unidade de conservação”, leia-se Parque Nacional da Lagoa do Peixe.
fonte: www.jlfmostardas.blogspot.com divulgação prefeitura municipal

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Chegou a hora de conhecer o Campeão 2011



Lutador Gaúcho
 

Tamandaré

O campeonato Municipal de Campo se encerrará no próximo Sábado, 24/09, no Rincão, com um clássico do futebol municipal, Lutador Gaúcho X Tamandaré. No primeiro jogo o Lutador Gaúcho levou a melhor e venceu por 1X0 o Tamandaré, tirando uma longa invencibilidade que já durava mais de 2 anos. O Tamandaré necessita vencer para levar o jogo para os pênaltis. O jogo terá narração da equipe da Rádio Tarumã FM 105.1, a partir das 14 horas. O jogo tem uma grande expectativa do público mostardense que deverá lotar as dependências do campo do Lutador Gaúcho.

Finalistas do 2º Quadro

Tamandaré

Lutador

O primeiro jogo o Lutador Gaúcho venceu por 1X0 e joga por um empate na grande final. O jogo será a partir das 13 horas e 30 minutos no campo do Lutador, no Rincão.

Finalistas do Veterano 2011

Inter

União

O União saiu na frente em busca do título. No primeiro jogo venceu por 4X1. O jogo final será às 10 horas da manhã, no campo do Lutador Gaúcho, Distrito do Rincão.

Desfile Farroupilha, mais um sucesso!

seu Dorval, 71 anos, sempre presente nas Cavalgadas e Desfile Farroupilha
Comandante Charles, Brigada Militar
Sec. de Educação, Moisés Pedone e estagiária Suelen, realizaram o protocolo
Cleudomar Zacca, representante do Grupo Cavalarianos Raízes Mostardeiras
Gilnei Nazareth, representa do CTG Cristóvão Pereira
Seu Chicão, CTG Pedro Gautério
Marcio Camargo, CTG Tropeiros do Litoral
Ana Peres, Piquete Anita Garibaldi
Télcio Porciúncula, CCN Menotti Garibaldi
Aulísio Barbosa, Piquete de Laçadores São Simão
Marcos Soares, Cabanha MS Santo Antônio
Mauro Gavillucci, escritor Italiano
Sec. Turismo e Cultura, Leonel Pacheco

Pres. da Câmara, Vereador André Soares
Prefeito Marne Vitorino
Prefeito agradece as autoridades presentes
Palanque Oficial com autoridades presentes

O tempo bom colaborou para realização de um dos melhores desfiles que a comunidade de Mostardas já assistiu. O evento foi realizado no domingo (18/09), com a Av. Padre Simão completamente tomada pelo público. A novidade deste ano foi a disponibilização de uma arquibancada com capacidade de 800 lugares, que foi totalmente ocupada, trazendo mais conforto e segurança. O desfile cada vez mais se torna temático, fruto da imaginação, criatividade e esforço dos tradicionalistas e de outras entidades, que este ano tiveram uma participação mais expressiva. O desfile foi aberto, tendo à frente a Brigada Militar, seguida pelo Grupo de Cavalarianos “Raízes Mostardeiras”, que conduziu a chama crioula desde o município de Piratini. O desfile continuou na seguinte ordem: os Grupos da Melhor Idade, Açoriano e Sol Nascente, os CTGs Cristóvão Pereira de Abreu, Pedro Gautério e Tropeiros do Litoral, CCN Menotti Garibaldi, Grupo Folclórico Anita Garibaldi, Piquete Anita Garibaldi, Piquete de Laçadores São Simão, DTG Dr. Mathias Azambuja Velho e a Cabanha Santo Antônio.
Logo após o encerramento das apresentações, os representantes das entidades formaram uma comitiva composta de representantes, todos que portavam bandeiras e faixas posicionaram-se em frente ao palanque oficial. Patrões e representantes das entidades tradicionalistas se manifestaram emocionados saudando mais uma oportunidade de colaborar para a continuidade e o crescimento do tradicionalismo no município. No seu discurso, também visivelmente emocionado, tocado pela grande mobilização tradicionalista, o Prefeito Marne Vitorino disse: “é uma grande demonstração de participação e esforço de todos, aproveito a oportunidade para que neste clima de amor ao nosso Rio Grande do Sul, possamos manter esta mobilização para união e desenvolvimento de nosso município, fazer o tradicionalismo como exemplo de ética, trabalho, boa convivência e combate às drogas”. Continuando em seu pronunciamento Marne Vitorino destacou: “quero agradecer os cavalarianos que conduziram a chama desde Piratini, a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para o grande sucesso desta Semana Farroupilha e homenagear os que tombaram, que formam defensores e lutadores em prol do tradicionalismo, como o exemplo de Ricardo Chaves, recentemente falecido, que sempre participou e colaborou animando os festejos tradicionalistas”. Em seguida foram arriadas as bandeiras pelo Prefeito Marne Vitorino, o Vice Enio Abreu e o Presidente do Legislativo André Soares, ao som do Hino Riograndense.
Após o encerramento do desfile todos foram convidados para uma bailanta no CTG Tropeiros do Litoral, sede dos Festejos Farroupilha deste ano.
 
Fonte: http://www.jlfmostardas.blogspot.com/ divulgação prefeitura municipal

Cabanha MS Santo Antônio

Piquete de Laçadores São Simão

CCN Menotti Garibaldi e Grupo Anita Garibaldi

Anitas
Gaston Alves