Quem sou eu

Um apaixonado pela vida, família, amigos e política. Atualmente Presidente do Partido Progressista e Vereador do Município de Mostardas. Sejam bem vindos ao BLOG!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

DEFILE 7 DE SETEMBRO








Após encontros entre a Secretaria Municipal de Educação, equipe diretivas e entidades que participarão do DESFILE DE 7 DE SETEMBRO, o tema escolhido foi: Mostardas, cidade gaúcha, que respeita sua cultura e vive suas histórias. A frase do tema é da aluna Dienifer da Silva, da 8ª série da Escola Municipal Dr. Dinarte Silveira Martins. O enredo falará sobre nossa cidade, seus pontos turísticos, economia, religião, gastronomia e cultura. O local será o mesmo do ano passado, a Rua Bento Gonçalves, em frente ao Auditório Mathias Velho, a partir das 14 horas, no dia 7 de setembro de 2011. Os últimos preparativos estão sendo realizados nas comunidades escolares. Amanhã será realizada a penúltima reunião na SME para os últimos detalhes. "A família mostardense será presenteada pela organização que os professores, alunos e servidores  da educação, além das entidades, dispuseram durante as últimas semanas para que seja passado uma mensagem sobre nosso Município. " - comenta o Secretário de Educação, Moisés Pedone.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Definidos os semi finalistas

Nacional - 1º Quadro

Lutador Gaúcho - 1º Quadro
No último final de semana ficou definido os semi finalistas do Campeonato Municipal de Campo 2011. No sábado Nacional enfrentou Condomínio São Luiz, no Campo Zé Papagaio. No segundo quadro teve empate de 1X1, resultado que eliminou as duas equipes para a próxima fase. No primeiro quadro o Nacional venceu por 2X0 e garantiu a vaga na semi final. No domingo PSV X Comercial, onde o Comercial venceu por 2X0 no segundo quadro e garantiu sua vaga. No primeiro quadro Comercial fez 6X0 no PSV, mas porém, ambas estão eliminadas. O outro jogo foi Lutador X Inter do Valim. No segundo quadro o Lutador venceu por 2X1 e garantiu o primeiro lugar no grupo. No primeiro quadro Lutador repetiu o mesmo placar e também garantiu o primeiro lugar. Na categoria Veterano, o quadrangular final jogaram Inter X Acepev, onde houve empate de 1X1. Já o União de Amigos venceu por 5X1 o Comercial.
O Departamento de Esportes informa que no próximo final de semana não haverá rodada, devido a Festa de São Luiz Rei. Dia 03/09 enfrentam-se PSV X Lutador no segundo quadro e CSL X Lutador, no campo Zé Papagaio. No domingo, 04/09, jogam na categoria Veterano Comercial X Inter, no campo Zé Papagaio e Acepev X União de Amigos, na Solidão. A tarde enfrentam-se no segundo quadro Comercial X Tamandaré e no primeiro quadro, Nacional X Tamandaré, no campo Zé Papagaio.

Desfile 7 de Setembro

Escolas e entidades que irão participar do Desfile de 7 de Setembro deste ano estão em fase final na preparação deste evento. Toda a quarta-feira na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação o grupo se encontra para debater sobre o tema e os preparativos. O tema escolhido é MOSTARDAS! Os participantes vão contar a história, cultura, economia religião e outros atividades sobre nossa cidade. O local será o mesmo do ano passado, Rua Bento Gonçalves. Este ano, a SME disponibilizará uma arquibancada com capacidade para 800 pessoas assistirem o desfile sentadas. O início será às 14hs do dia 07/09. Além das escolas municipais e estaduais, participarão entidades como Apae, Amor Exigente, Lar do Idoso, Grupo Açoriano e Grupo da Melhor Idade Sol Nascente.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

No frio, só um bom Cobertor Mostardeiro esquenta!

Servidoras Leda e Lúcia, responsáveis pela venda na Casa de Cultura
ADQUIRA UM E COMPROVE

Em Mostardas, para o maior frio a indicação é “um Cobertor Mostardeiro”, fato constante neste rigoroso inverno. Feito de pura lã de ovelha, confeccionado artesanalmente com técnica cada vez mais apurada, segue os ensinamentos dos antigos artesãos remanescentes do aprendizado deixado aqui pela colonização açoriana.
Faça uma visita, adquira um produto, informações (51) 3673.1316.
Agora com novo ponto de venda, anexo a Casa de Cultura, sito à Rua Bento Gonçalves, esquina Independência, antigamente funcionava no quiosque da Praça Luiz Chaves Martins. Conforme as atendentes Leda Mariano da Silva e Maria Lúcia da Silva Machado, servidoras municipais, no novo ponto as vendas aumentaram, relatam que “pelo local circulam mais pessoas, o espaço é maior, possibilitando uma ampla exposição e melhor organização”. Estão à venda além dos tradicionais cobertores de casal e solteiro, mantas, ponchos, blusões, gorros, tapetes e demais produtos do artesanato de Mostardas.
Fonte: www.jlfmostardas.blogspot.com divulgação da prefeitura municipal

Eleição Conselho Tutelar

sorteio foi realizado na Escola Marcelo Gama

A eleição ocorrerá no dia 25/09/2011
NÚMEROS E NOMES DE CANDIDATOS
20 - Iara Bandeira Lima
21 - Adilson
22 - Lidiane Velho
23 - Fernanda Pereira
24 - Hestevan Gonçalves
26 - Susiane da Silva Freitas
27 - Bruna Kelen Rodrigues
28 - Veraci da Costa Braga
29 - Ângela Motta
30 - Marcelo Severo
31 - Maria Luiza - LULU
32 - Jane Zacca
33 - Lair Teresinha Dorneles Quintana
34 - Fátima Fraga - FATINHA
35 - Gilberto Pacheco
36 - Edinho
37 - Liano Soares Anderson
38 - Aline cabeleireira
39 - Matias Velho de Lemos

LOCAIS DE VOTAÇÃO:
Seção 04 na Escola Bento Gonçalves (Rincão do Cristóvão Pereira)
Seção 32: na Escola Anita Garibaldi (Balneário Mostardense)
Seções 02, 11, 14 e 16: na Escola Marcelo Gama (Centro)
Seções 01, 13, 15, 18 e 22: na Escola Padre Simão Moser (Centro)
Seções 10, 24, 25, 30 e 34: na Escola 11 de Abril (Centro)
Seções 21, 23 e 31: no Clube Cultural Mostardense (Centro)
Seção 05: no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário (Teixeiras)
Seções 03, 06 e 17: na Escola Marcílio Dias (Passo João da Costa, em São Simão)
Seções 07, 08, 20 e 33: na Escola Nossa Senhora Aparecida (Solidão)
Seções 09 e 26: Escola Quitéria Pereira do Nascimento (Retovado)

domingo, 21 de agosto de 2011

Escola da Casca, obras em fase final


O Prefeito Marne Vitorino e o Secretário de Educação, Moisés Pedone estiveram visitando na tarde de sexta-feira (10/08), as obras da Escola de Ensino Fundamental que está sendo construída na comunidade Quilombola da Casca, no 4º Distrito. Com mais esta obra, Mostardas está de parabéns pela atenção que o Executivo Municipal vem dando para a área da educação e a inclusão social. A obra está prevista para ser entregue até o fim do ano, será um marco na infraestrutura da educação, no que se refere ao atendimento das comunidades do interior do município.
ESCOLA MUNICIPAL DONA QUITÉRIA PEREIRA DO NASCIMENTO
Conforme o Secretário de Educação Moisés Pedone, "o PAR - PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS do MEC foi iniciado no final de 2008, onde as Coordenadoras da SME, sabendo que o Prefeito Marne havia vencido a eleição debateu com ele quais as obras que o mesmo pensava para a Educação de Mostardas, onde o prefeito eleito indicou a construção da escola na Casca. O Governo Federal se sensibilizou com este pedido e contemplou Mostardas e a comunidade da Casca. O PAR está disponível no site do MEC, basta acessar e ficar informado sobre o programa", relatou Moisés.
Fonte: http://www.jlfmostardas.blogspot.com/ - divulgação da Prefeitura Municipal

sábado, 20 de agosto de 2011

ANÔNIMOS NA REDE



Um debate está sendo desencadeado na Justiça Brasileira especificando os crimes cometidos pela internet. A Folha.com, trouxe algumas perguntas e respostas sobre as agressões ocorridas por pessoas que são prejudicadas por comentários anônimos na rede. Outro debate também é orientar a sociedade a saber utilizar melhor essa ferramenta tão significante na vida de todos nós. Em meu blog, a vários meses atrás procurei bloquear qualquer comentário anônimo, já que estavam colocando comentários de baixo nível. Qualquer cidadão tem todo o direito de sugerir e criticar os assuntos que são colocados em meu blog, apenas não vou aceitar, pessoas que se escondem atrás do "anônimo" fazer comentários maldosos com o trabalho e a vida das pessoas. Abaixo o texto retirado no site http://www.uol.com.br/

1) Existem leis específicas para crimes contra a honra cometidos pela internet?
Não. Ofensas feitas na rede são encaradas pela Justiça brasileira à luz dos mesmos artigos do Código Penal que se referem a comentários feitos em qualquer outro espaço.
2) O fato de a ofensa ter sido feito pela internet pode agravar a pena?
Sim. Um inciso do capítulo do Código Penal sobre crimes contra a honra diz que as penas aumentam em um terço "na presença de várias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação da calúnia, da difamação ou da injúria", como é o caso da internet.
3) Declarações feitas de forma anônima podem redundar em processos?
Sim. Ocultar o nome na internet não garante o anonimato perante a Justiça. Com os dados do IP da máquina de onde partiu a ofensa, fornecidos pelo provedor da conexão, é possível localizar o autor de um comentário.
4) O provedor da conexão é obrigado a fornecer dados de IP do autor da ofensa?
Sob ordem judicial, sim. No entanto, não há nenhuma lei no Brasil que determine um tempo mínimo durante o qual os provedores são obrigados a guardar os dados de conexão de seus usuários.

O jornalista Geneton Moraes, da Globo News, publicou no dia 28 de julho, em seu blog, um texto em que relatava um processo que abriu contra um usuário do Twitter.
O internauta, que foi condenado a pagar multa ou prestar serviços comunitários, disse que Moraes roubou perguntas de um trabalho de faculdade para entrevistar o músico Geraldo Vandré.
O advogado Leandro Bissoli, especialista em direito digital, afirma que processos como esse, relacionados a crimes contra a honra praticados pela rede, são cada vez mais comuns. "É o tipo de crime que mais acontece pela internet. A pessoa acha que não vai ser descoberta", diz ele.
Segundo Bissoli, redes sociais e blogs são as origens mais frequentes de processos desse tipo. "Uma situação comum hoje é um colega de trabalho falar mal de outro na rede. O grande perigo é achar que o conteúdo publicado na internet não vai ter repercussão", afirma.

LEGISLAÇÃO
No Brasil, não há leis específicas para crimes contra a honra cometidos pela internet. "Mas o que muda é apenas o meio. Seria possível praticar esses crimes com ou sem a internet. Não precisa de uma legislação específica", explica Bissoli.
Um inciso do Código Penal agrava a pena para crimes contra a honra praticados "na presença de várias pessoas, ou por meio que facilite a divulgação da calúnia, da difamação ou da injúria". Segundo Bissoli, esse inciso é muito usado como agravante em casos de crimes do tipo pela rede.
Normalmente, a primeira informação que a Justiça busca para iniciar um processo é o endereço de IP do praticante da ofensa.
Sob ordem judicial, os provedores são obrigados a passar as informações sobre o usuário. "Mas há uma lacuna legal quanto ao prazo de guarda dos dados. Hoje em dia, não há nada determinado", diz Bissoli.
Fonte: site uol - folha.com



quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Equipe da SME visita escolas


A equipe da Secretaria Municipal de Educação composta pela Coordenação Pedagógica, Psicólogo e Psicopedagoga, estão visitando as escolas municipais a fim de realizar encontros com a equipe de gestores e professores de cada unidade escolar. A SME possui, agora de forma efetiva, um Psicólogo e uma Psicopedagoga para atender a demanda exclusiva da educação municipal. "Isso é mais um fator positivo nesta administração, já que esses dois profissionais darão suporte não só aos alunos, mas a equipe de professores da SME, e o reflexo será notado a médio prazo em nosso ensino." - destaca o Secretário Moisés Pedone

Prefeito visita Posto de Saúde

O Prefeito Marne Vitorino esteve visitando a Unidade Básica de Saúde Dr. Décio Velho, no 4º Distrito. Na oportunidade que estava fiscalizando a obra recente realizada nesta unidade, o Prefeito aproveitou para dialogar com os Servidores que trabalham naquele local. Em breve será inaugurada a obra, que está em fase de construção da área de acesso ao Posto.

SHOW NACIONAL EM MOSTARDAS

O Bailão da 101 promove uma super festa, um Show Nacional com Banda Bonde do Forró, no próximo domingo, 21/08. Ingressos antecipados, feminino R$ 20,00 e masculino R$ 25,00.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Prefeito recebe CCN Menotti Garibaldi



O Centro Cultural Menotti Garibaldi, em reunião realizada com o Prefeito Marne Vitorino, na última segunda (15/08), apresentou o novo Patrão da entidade Rafael Costa e a nova proposta da patronagem, como também aproveitou o encontro para reivindicar uma área para futura construção da sede própria. O CCN Menoth Garibaldi, que conta agora com a integração do Piquete Anita Garibaldi e da invernada artística do mesmo nome, informou ao Prefeito que nos próximos dias criará também o Departamento Cultural. Os representantes da entidade aproveitaram a oportunidade da reunião para reivindicar ao Chefe do Executivo Municipal uma área de terra para construção da sede, estrutura que dará suporte para desenvolver e fortalecer as tradições gaúchas. O Prefeito Marne apresentou algumas sugestões de locais disponíveis, que serão visitados por integrantes do Centro Cultural, posteriormente serão encaminhadas as questões legais para possível viabilização do pleito. O Secretario de Educação Moisés Pedone, participou da reunião juntamente com o Prefeito Marne e os membros do CCN.
Fonte: www.jlfmostardas.blogspot.com

FORMATURA EM MOSTARDAS




No sábado dia 13/08, foi realizado a Formatura da 1ª turma de Pedagogia na modalidade a distância, pela UAB - Universidade Aberta do Brasil, em Mostardas. O Pólo funciona na Escola Municipal Dr. Dinarte Silveira Martins, na Vila Norte. Essa turma de forma emocionada, concluiu sua graduação perante seus familiares, autoridades e amigos. A Cerimônia levou pouco mais de 1 hora, e após seu término os formandos convidaram seus convidados para um jantar. Fica aqui meus parabéns a esta turma, em especial nossas professoras e servidora que já atuam na nossa Secretaria Municipal de Educação.

domingo, 14 de agosto de 2011

Executivo prioriza Terceira Idade



A atual Administração Municipal vem destinando recursos em seu orçamento para apoiar pessoas da terceira idade. A Secretaria de Assistência Social é a responsável pelo cronograma e gerenciamento do Programa que, através de uma contratação técnica de um profissional na área de Educação Física, realizam duas vezes por semana, terças e quinta, atividades físicas com esses grupos. Atualmente mais de 70 (setenta) pessoas frequentam os exercícios. O Secretário Jeder Silveira diz que além de ocupar o tempo dessas pessoas, o foco principal é ajudar na qualidade de vida e prevenção de doenças.

sábado, 13 de agosto de 2011

Recomeçam obras na RSC 101

O Governo Estadual que havia se comprometido com o Prefeito Marne na última segunda-feira em recomeçar as obras de recuperação da RSC 101, trecho entre Bacupari/Mostardas, cumpriu o combinado, embora de forma pálida. Notou-se durante a semana máquinas voltando para o trecho, que neste primeiro momento começam com uma operação tapa buraco. As comunidades de Tavares e Mostardas, através de suas lideranças deverão acompanhar o dia a dia dessas obras, já que além do tapa buraco, devem ser recomeçadas a recuperação da mesma, que está em péssimas condições. Se isso não ocorrer, de fato a solução será uma mobilização.

Dep. Jerônimo destina carro para a saúde de Mostardas

Chegou no dia 10/08, mais um véículo 0 km para atendimento a comunidade de Mostardas. O Fiat/Uno, modelo Way, já se encontra estacionado no pátio da Prefeitura de Mostardas. A Secretária Anelise está a espera da documentação para logo em seguida colocá-lo à disposição da comunidade. Os recursos para aquisição são de uma emenda em 2010, no Orçamento Estadual, no valor de R$ 24 mil reais, de autoria do Deputado Federal Jeronimo Goergem, do PP. Na época o Jerônimo era Dep. Estadual, na última eleição do ano passado, o Deputado passou a ser Federal. 


Executivo libera mais recursos para Agricultura Familiar


O Freguesia da Terra, grupo de organizado da agricultura familiar, recebeu nesta sexta (12/08), mais um equipamento para melhorar a estrutrura de atendimento ao público e aos feirantes. O Executivo Municipal, através da Secretaria de Agricultura liberou a compra de um toldo desmontável para uso na Praça Luiz Chaves Martins, local que recebe os produtos que são colocados a venda todas as sextas-feiras. A atual Administração já disponibilizou também em parceria com o Senador Paulo Paim-PT, recursos para aquisição de equipamento agrícolas, trator e caminhão, que ajudam as comunidades rurais a desenvolver seus produtos no campo e posteriormente comercializá-los.




Prefeito e Secretários visitam Telecentro Comunitário



O Prefeito Marne Vitorino, acompanhado do Vice Enio abreu, dos Secretario Municipais, Leonel Pacheco, Moisés Pedone, Jeder Silveira e Milton Gonçalves, visitaram e vistoriaram na sexta (12/08), as instalações do Telecentro Comunitário, que funciona no Parcão Menotti Garibaldi, Casa do Turista, onde disponibiliza acesso gratuito a internet.

fonte: www.jlfmostardas.blogspot.com divulgação da Prefeitura Municipal




JOVENS DE MOSTARDAS JURAM A BANDEIRA






Na última sexta-feira, 12/08, mais de 100 jovens de Mostardas foram dispensados do Serviço Militar e juraram a Bandeira, no Palanque Oficial. A Cerimônia, organizada pelo Secretário da Junta Militar em Mostardas, Tibúrcio Neto, contou com a presença do Prefeito e Presidente da Junta Militar, Marne Vitorino, Tenente Herst, Secretários Municipais, Vereadores e o Sargente Charles, da Brigada Militar. A Banda Fanfarra Simples da Escola Municipal Dr. Dinarte Silveira Martins, brilhantou o evento.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

ELEIÇÃO PARA CONSELHO TUTELAR




EXTRATO DE EDITAL

DA ELEIÇÃO PARA CONSELHEIROS TUTELARES DE MOSTARDAS
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Mostardas – RS, nomeada pela portaria nº 20044/2011, no uso de sua competência,atribuída pela Lei Municipal nº. 1098/94, 1133/95, 1334/99 e Resolução nº 02/2011,atendendo ao disposto na Lei Federal nº. 8.069/90, publica este Edital que determina realização de Processo Eleitoral para escolha de Conselheiros Tutelares do ConselhoTutelar de Mostardas – RS.
O Edital, na sua íntegra, está disponível nos locais oficias de publicações: mural de publicações da Prefeitura Municipal de Mostardas, o Átrio do Fórum da Comarca de Mostardas, o mural de publicações do Conselho Tutelar de Mostardas, o mural de publicações da Câmara de Vereadores e o mural da Secretaria Municipal de Assistência Social Trabalho e Habitação.

DO CRONOGRAMA DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
05/08/11 sexta-feira Divulgação Edital de abertura
08,09 e 10/08/11 segunda a quarta-feira Inscrições
12/08/11 sexta-feira Resultado parcial das inscrições
15/08 e 16/08/11 segunda e terça-feira Período de recursos
19/08/11 sexta-feira Homologação dos candidatos para a prova
21/08/11 domingo Prova de conhecimentos; divulgação do gabarito
22/08/11 segunda-feira Resultado parcial da prova
23/08 e 24/08 terça e quarta-feira Período de recursos
26/08/11 sexta-feira Homologação candidatos atos para a eleição; Divulgação da unificação dos locais de votação
28/08/11 domingo Palestra de capacitação
29/08/11 segunda-feira Início campanha eleitoral
23/09/11 sexta-feira Término campanha eleitoral
25/09/11 domingo - Eleição
26/09 e 27/09/11 segunda e terça-feira Período de recurso referente a eleição
30/09/11 sexta-feira Homologação final dos candidatos em ordem de votação
03/10/11 segunda-feira Posse dos novos Conselheiros e diplomação dos suplentes

PREFEITURA CONSEGUE LIBERAÇÃO DE RECURSO


Pelo Programa de Intervenções Viárias – PROVIAS, do BNDES, foram liberados R$ 650 mil reais para Mostardas, financiamento que proporcionará ao município fortalecer o parque de máquinas da Secretaria de Obras. O Executivo Municipal, através da Secretaria da administração publicou o EDITAL de PREGÃO ELETRÔNICO Nº 29/2011, para aquisição de 02 caminhões e 01 retroescavadeira, sendo 02 Caminhões 6x2 (terceiro eixo) e 01 retroescavadeira tracionada.
O Chefe do Executivo Marne Vitorino estava priorizando a obtenção destes recursos a mais de 01 ano, verba que finalmente liberada vai. Após realização do processo de licitação, aumentará a capacidade de atendimento da Secretaria competente. O município possui em sua extensão de aproximadamente 100 kms, mais de 500 kms de estradas vicinais, cuja exigência de manutenção é constante. Diariamente transitam por estas vias toda atividade produtiva, veículos de transporte escolar e circulação da comunidade moradora da zona rural.
fonte: http://www.jlfmostardas.blogspot.com/ divulgação da prefeitura municipal

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

REUNIÃO POLÍTICA


A Executiva do Partido Progressista se reuniu na última quarta-feira para deliberar diversos assuntos, entre eles, as eleições 2012. O Partido está encerrando a nominata dos nomes que irão concorrer a Vereadores no ano que vem. Segundo o Presidente, Moisés Pedone, pela primeira vez o partido vai 100% de candidatos homens e mulheres, onde será realizado um grande ato para apresentação dos pré-candidatos nas próximas semanas. A Executiva apresentará ao Prefeito Marne algumas sugestões ao Governo.  A Diretoria comemorou a liberação de R$ 650 mil reais proveniente ao PROVIAS, que segundo os presentes irá fortalecer o parque de máquinas da Secretaria de Obras. O Executivo estuda adquirir 2 retro e 2 caçambas. PTB e PSDB, partidos que compõem o Governo e a última coligação, já tiveram contatos do Presidente e nos próximos dias se encontrarão novamente. Outro tema debatido foi o possível retorno da coligação com o PDT. Moisés salientou o encontro com o Presidente do PDT, José Manuel e também com um dos líder partidário, Aulísio Barbosa,  onde se abriu um canal de diálogo referente essa reaproximação. "PP e PDT já fizeram gestões juntas e realizaram grandes conquistas a comunidade. O placar depois da divisão da coligação, hoje está em 0X0, já que o PDT ganhou uma e hoje o PP está no comando. Independente do resultado final deste assunto, vamos continuar tendo o respeito pelo PDT, assim como temos com os demais partidos de Mostardas." - conclui Pedone.

DEMANDA DE CURSO


O Pólo da UAB - Universidade Aberta do Brasil, na Escola Municipal Dr. Dinarte Silveira Martins, na Vila Norte, está realizando um levantamento de demanda, junto aos interessados, que queiram realizar Curso Superior de Graduação Tecnológica em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural, ofertado pela UFRGS, na modalidade EAD. As inscrições é no Pólo até o dia 30/08/2011 ou por e-mail uabmostardas@gmail.com. Informações pelo fone 3673 1873 com o Coordenador do Pólo, professor Pedro Antônio. Mais informações também pelo site www6.ufrgs.br/cursopgdr

SUA PRESENÇA É IMPORTANTE!

Das 09:00 horas às 18 horas – Na Câmara de Vereadores até as 21:00 horas.

Leve seu título ou documento de identidade com foto, e vote suas prioridades.

Os debates, que fazem parte do Sistema Estadual de Participação Cidadã, foram a primeira etapa da discussão participativa da peça orçamentária que vai determinar os projetos implantados já no próximo ano, conforme prioridade de votação.
As áreas prioritárias definidas nos Coredes que realizaram audiências:
Litoral Norte
- Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico
- Desenvolvimento Rural, Pesca e cooperativismo
- Turismo
- Infraestrutura e logística
- Meio Ambiente
- Educação
- Saúde
- Habitação e Saneamento
- Segurança Pública
- Política para Mulheres

Conterá na cédula de votação, em ordem a ser definida:

Item 3 – Ciência e Tecnologia

3.1 Pólo de inovação tecnológica do Litoral Norte;
3.2 Fortalecimento da UERGS.

Item 5 – Desenvolvimento Rural

5.1 Fortalecimento da agricultura familiar;
5.2 Qualificação da infraestrutura rural: acesso as localidades;
5.3 Regularização fundiária de terras do meio rural.

Item 7 – Turismo

7.1 Roteiros integrados praias e serra;

Item 8 – Infraestrutura e Logística

8.1 Acesso aos municípios.

Item 9 – Meio Ambiente

9.1 Gestão de bacias hidrográficas;
9.2 Gestão ambiental integrada.
10 - Educação
10.1 Construção de novas escolas, ginásios e quadras;
10.2 Ampliação de espaços físicos: salas de aulas, refeitório, laboratório e banheiros.

Item 12 - Saúde

12.1 Regionalização da saúde: hospitais;
12.2 Atenção básica à saúde: UPAS.

Item 15 - Habitação

15.1 Regularização fundiária urbana;
15.2 Produção habitacional;
15.3 Saneamento básico, esgotos.

Item 17 – Segurança Publica

17.1 Reforma e construção de prédios de delegacias;
17.2 Viaturas para polícia civil, Brigada Militar e Bombeiros.
Item 19 – POLITICA PARA MULHERES
19.1 Construção de centro de referência ao atendimento às vítimas de violência;
19.2 Geração de Renda às mulheres.

Importante: Cada eleitor receberá uma cédula com 20 opções, dentre estas deve escolher 4 preferenciais.

Locais de Votação
Sede:

  • Câmara de Vereadores;
  • Centro Comunitário;
  • Estação Rodoviária;
  • Associação Sul-Baixada;
  • Praça Central;
  • Floestal/Madem;
  • Escola Estadual 11 de Abril.
Interior:
  • Balneário Mostardense- Posto de Saúde;
  • Rincão – na sede do Lutador Gaúcho;
  • Teixeiras – no Salão Paroquial;
  • São Simão – no Salão Paroquial;
  • Casca – na Associação Comunitária;
  • Solidão – na Subprefeitura.
  • Na INTERNET, no site: www.participa.rs.gov.br

Beneficio aos motoristas de ambulância

O município irá a partir do mês de agosto disponibilizar uma Casa para que os motoristas de ambulância possam ficar de plantão. A casa que o município alugou, com a aprovação do PL 91/2011 pela Câmara de Vereadores, fica situada ao lado do Hospital, na Rua Independência. Segundo a Secretária Anelise, os motoristas terão todo o conforto necessário para poderem ficar de plantão 24 horas. Sem dúvida nenhuma esta medida do Governo Municipal virá em muito qualificar o serviço de remoção de urgência e emergência que é mantido pelo município. A atual administração já adquiriu 3 novas ambulâncias e vem melhorando os serviços de saúde em nosso município. A lei municipal nº 2865/2011, era uma idéia antiga do Prefeito Marne Vitorino, agora os serviços de emergencia e urgência serão dinamizados por uma pronta resposta, pois veículos e motoristas de plantão deverão ficar a postos na espera de chamados.
Fonte: www.vereadorandresoares.blogspot.com

Mostardas implantará câmeras de segurança


O município de Mostardas firmou convênio com a União e o Estado, através do programa PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), para instalação de câmeras de segurança na área urbana. Os pontos de instalação foram vistoriados na última quarta (04/08), pelo Prefeito Marne Vitorino e pelo representante da empresa contratada Mario Bravo, da Experti. Conforme projeto, os locais foram previamente definidos por serem estratégicos, darão uma cobertura de vigilância aos locais e prédios públicos, bancos, lotérica e locais de entrada e saída da cidade. As câmaras de segurança funcionarão nas 24 horas, terão um alcance de 500 metros com imagem bem definida e captarão movimento num ângulo de 360º (graus). Conforme convênio, o ponto de observação e gravação de imagens será no destacamento da Brigada Militar. O Prefeito Marne Vitorino comentou que “este projeto é bem-vindo, ampliará o alcance de segurança preventiva da Brigada Militar, em consequencia proporcionará a comunidade um ambiente de mais segurança”, comentou animado. 
1 - Esquina das ruas Bento Gonçalves e 11 de Abril, com alcance no Banco do Brasil, Escola Marcelo Gama, Prédio da Prefeitura, Auditório Municipal, CEEE, OI Telefônica, Casa da Cultura, e outros;
2 - Praça Luiz Chaves Martins, com alcance no Banrisul, Igreja São Luiz Rei, Lotérica, Icmbio (IBAMA), Quiosques, pracinha, e outros;
3 -  Av. Padre Simão Möser (saída para praias), e;
4 - Av. Padre Simão (trevo de acesso à cidade). Local que ainda depende de liberação do DAER, por ser margem da estrada estadual ERS 101.

A torre de captação de imagens (via rádio comunicador, sem fio), será fixado no Parcão Menotti Garibaldi, cujo local também terá uma câmara, sendo local defino por ser próximo ao prédio da Brigada Militar, local da sede do ponto de instalação dos monitores de observação.
Esta será uma grande conquista para a comunidade de Mostardas, vários municípios de médio e grande porte já instalaram os equipamentos, os índices de criminalidade diminuíram, principalmente o vandalismo e a depedração.

CURSO NO LITORAL NORTE


O II Curso de Educação Ambiental é direcionado para auxiliar professores da rede de ensino na elaboração e execução de projetos de Educação Ambiental (EA). “Utilizando saberes da EA, da ciência básica e aplicada e metodologias pedagógicas, o curso beneficia diretamente as comunidades do Litoral Norte, trazendo novas informações e materiais didáticos, promovendo diálogo e colaboração nas ações de gestão e EA”, explica a coordenadora do curso, Juliana Hogetop.
A proposta, que visa fortalecer a Rede de EA do Litoral Norte, faz parte do projeto Taramandahy: Gestão integrada dos recursos hídricos da bacia do Rio Tramandaí, realizado pela Ong Ação Nascente Maquiné (ANAMA), com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Conta ainda com a parceria do Instituto EDP, do Comitê do Rio Tramandaí, da 11ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado, do Horto Florestal do Litoral Norte/SEMA, do Litoral Agência de Desenvolvimento e a Secretaria Municipal de Educação de Tramandaí.
O curso acontece em três sábados, nos meses de setembro e outubro, no município de Tramandaí, e possui três módulos - 24h presenciais, e 16h à distância, totalizando 40h. Na programação, constam palestras e oficinas sobre princípios e metodologias da EA, formação de redes, elaboração de projetos, mandalas, resíduos sólidos, alimentação saudável, gestão das águas, hortas escolares e trilha monitorada.
No último dia, cada um dos grupos participantes, apresentará um projeto para ser executado na sua região e que receberá o acompanhamento da Rede de EA.