Quem sou eu

Um apaixonado pela vida, família, amigos e política. Atualmente Presidente do Partido Progressista e Vereador do Município de Mostardas. Sejam bem vindos ao BLOG!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

COMEÇAM AS AULAS

O Secretário de Educação, Moisés Pedone, acompanhou nesta manhã o início das aulas na rede municipal. O Secretário fez uma visita nas escolas Marcelo Gama e Anexo, Dona Iolanda Tesche, Dr. Dinarte, Pequeno Príncipe, Emílio F. Lemos e Marcílio Dias. "Vamos reforçar a parceria com toda a comunidade escolar e passar energia aos nossos Professores, que são a essência do sucesso na educação, já que é ele que está todo dia junto aos alunos." - Comentou Moisés.

MOBILIÁRIO ESCOLAR


A Escola Dr. Dinarte Silveira Martins, localizada na Vila Norte, foi a primeira escola da rede municipal a receber a aquisição dos novos mobiliários escolares, política implantada pela SME. Os modelos atendem a nova dinâmica de classes para alunos do Fundamental. As cores são vermelhas e azuis.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Escola em Cajuru/SP, primeira colocada no IDEB 2009

Gráfica do sistema NAME em Ribeirão Preto

Sistema Dom Bosco em Curitiba/PR

O Prefeito Marne Vitorino e o Secretário de Educação, Moisés Pedone, estiveram visitando Sistemas de Ensino nas cidades de Curitiba/PR, Ribeirão Preto/SP e Cajuru/SP. A iniciativa partiu de um diagnóstico apresentado pela Educação sobre as deficiências na parte pedagógica na rede municipal. O Prefeito sensibilizado referente aos problemas da educação, disse que agregará a bandeira da educação como uma de suas prioridades neste mandato. Marne durante a campanha eleitoral sempre deixou bem claro suas propostas maiores para a saúde, porém os altos índices de reprovação e também do IDEB, faz com que o Executivo tome medidas para evitar um dano maior ao aluno. O Secretário de Educação possui várias propostas de ensino, que além do fornecimento de material didático, toda uma assessoria pedagógica seria colocada a disposição da rede municipal. "Estamos e vamos continuar debatendo com calma o assunto, o Conselho Municipal de Educação já nos enviou um Parecer favorável a nossa proposta". - Comentou Pedone. Nas fotos acima foram visitados o Sistema Dom Bosco e COC. Esses dois sistemas agregam o NAME - Núcleo de Apoio a Municipalização da Educação. Prefeito e Secretário visitaram o município de Cajuru, escola pṹblica que ficou em primeiro lugar no IDEB 2009, com média 8.6, onde possui o Sistema NAME em sua rede.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

REUNIÃO COM DIRETORES

O Secretário de Educação, Moisés Pedone, juntamente com o Setor Pedagógico, reuniu hoje pela manhã, 22/02, os Diretores e Vice Diretores das Escolas de Educação Infantil e Fundamental da rede municipal de ensino. A pauta foi o fechamento de grade de professores, início da Jornada Pedagógica, início das aulas, prevista para a próxima segunda feira, 28/02 e outros assuntos. O Secretário disse estar preocupado com o alto índice de reprovação de algumas escolas, o que sem dúvida vem a refletir negativamente a rede de ensino municipal que envolve gestores, escolas, professores e principalmente alunos. Moisés comentou que o Conselho Nacional de Educação, através do MEC (Ministério da Educação) e a SEC (Secretaria de Estado da Educação), estão recomendando desde o ano passado, não reprovar alunos até o 3° ano. Outro fator que deve ser levado em consideração, segundo o Secretário, é não reprovar alunos que rodam em duas matérias e muitas vezes ultrapassam uma média acima de 50 pontos. "Isso custa pesado para o sistema, além de dar um resultado negativo a escola, já que o IDEB contabiliza a reprovação, passando também uma imagem negativa do nosso professor." - comentou Pedone. O Secretário abrirá a Semana Pedagógica 2011 amanhã, às 8hs e 30min, no Auditório Mathias Velho.

Prefeito visita Escolas

Diretora Ines (Dinarte), Moisés e Pref. Marne

Escola Marcelo Gama Anexo

Escola Ed. Infantil Dona Iolanda Tesche

O Prefeito Marne Vitorino esteve nesta tarde, 22/02, visitando algumas escolas do Município juntamente com o Secretário de Educação, Moisés Pedone e o Engenheiro da Prefeitura, Ary Azevedo. As Escolas visitadas foram a de Educação Infantil Dona Iolanda Tesche, Marcelo Gama anexo e Dr. Dinarte Silveira Martins. Algumas dessas escolas receberam e estão recebendo investimentos da SME. O Prefeito solicitou ao Engenheiro alguns projetos que visam melhorar o espaço físico de algumas escolas.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fonte: www.clicrbs.com.br

Cinco pessoas morreram na manhã deste sábado em um acidente na BR-101 em São José do Norte, no sul do Estado. Outros três envolvidos estão gravemente feridos e foram levados para a Santa Casa de Rio Grande.

Segundo a Brigada Militar, um caminhão que transportava trabalhadores capotou no km 335 da rodovia, na localidade de Curral Velho. O veículo seguia no sentido Tavares - São José do Norte.

As vítimas foram identificadas como Alvair Martins da Silva, 47 anos, César Otaviano Gomes da Silva, 38 anos, Luis Carlos Inácio da Silveira, 51 anos, João Francisco da Silva Canuto, 45 anos, e Pedro Paulo Rodrigues, 46 anos.

Os três feridos — André Soares da Silveira, 24 anos, Tainor Marques, 38 anos, e Éder Luci Garli, 33 anos — chegaram às 12h15min em Rio Grande. Eles foram transportados a bordo da Ambulancha, embarcação especializada na remoção de feridos entre as cidades de Rio Grande e São José do Norte, separadas pela Lagoa dos Patos.

Segundo o relato dos sobreviventes, o caminhão era um Mercedes Benz 709, adaptado para o transportes dos funcionários da empresa Conterra, de Gravataí. O veículo tinha bancos laterais e uma espécie de cabine, apropriada para o transporte. O motorista teria perdido o controle e caído no barranco.

Ainda segundo o relato dos sobreviventes, quatro dos mortos são moradores de Tavares. A outra vítima, que era o condutor, é de Porto Alegre

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

TECNOLOGIA NAS ESCOLAS


A Secretaria Municipal de Educação firmou um contrato com a empresa Cobra Tecnologia S/A, do Banco do Brasil. O contrato visa prestação de serviços de softwares e processamento em banco de dados, atualização e backup. A solução integrada de Educação Municipal I-Educar, é um programa para emissão de históricos escolares, controle de frequência, matrículas e transferências, sendo um sistema de gestão escolar que centraliza as informações de todas as escolas municipais num banco de dados único.
Esse serviço proporciona centralizar todas as informações das escolas em um banco de dados único. Oferece um mecanismo para gestão escolar mais eficientes, racionalizando o tempo de servidores públicos, agilizando emissão de documentos e atendimento à comunidade, disponibilizando, em tempo real, informações de matrícula e presença de alunos para outros órgãos, como o Conselho Tutelar e Assistência Social. O sistema é seguro, já que será usado apenas com usuários cadastrados.
A Empresa Cobra Tecnologia S/A é integrante da administração pública federal, que faz parte do desenvolvimento da política de software livre, apresentando um modelo de software público para os Municípios, com redução de custos e preços compatíveis.
Esta tecnologia beneficiará as escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil da rede municipal.
A iniciativa partiu após o Secretário de Educação, Moisés Pedone, em 2009 quando então era Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, ter participado de um encontro em Brasília na qual foi apresentado o programa.
Para o Secretários além de ter um custo barato, tem um selo de uma rede pública de qualidade, Banco do Brasil e o mais importante, a organização e modernização na prestação de serviço na rede municipal.

MERENDA ESCOLAR

Agora a pouco, o Secretário de Educação, Moisés Pedone e a Nutricionista, Ana Amélia, receberam a Agrônoma da Emater, Adriane, para uma reunião a fim de trocar ideia sobre a chamada pública da merenda escolar, referente os 30% da agricultura familiar. O Secretário Moisés pretende que este ano o agricultor de Mostardas participe mais, sendo que ano passado dos 30%, somente 2,7% foram produtos da cidade, ou seja, o dinheiro deixou de circular aqui dentro, já que os 30% é obrigatório e por este fato foi aberto para outras Cooperativas e agricultores da região participar.
Adriane entregou a Nutricionista uma relação de produtos e receitas, que podem ser adequados na próxima chamada pública, prevista para sair durante este mês.
Moisés comentou que hoje existe uma lei que determina 30%, mas nada impede no futuro, que só depende do nosso agricultor, que este percentual aumente, fomentando o aumento do orçamento das nossas famílias do campo, e com isso, enriquecendo ainda mais a merenda escolar.

FORMAÇÃO DE MONITORES E ATENDENTES

Supervisora Marilis

Grupo de Monitoras e atendentes da educação infantil

O Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação está realizando desde ontem, 02/02, um curso de formação aos Monitores e atendentes que irão trabalhar nas Escolas de Educação Infantil (creches) da rede pública municipal. Tal encontro visa aperfeiçoar o trabalho das educadoras para um excelente atendimento as famílias e as crianças. A Coordenador Neglimara convidou a Supervisora, Marilis Guerreiro, para palestrar sobre questões corporais importantes na primeira infância. A Nutricionista da SME, Ana Amélia, falou sobre a alimentação das crianças na primeira etapa da vida escolar. As atividades das escolas começarão dia 07/02.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

ICMBio vai a São Simão


A convite do Presidente da Praia de São Simão e de moradores da mesma, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade-ICMBio, realizou uma reunião com veranistas e moradores daquele balneário. A Chefe da entidade em Mostardas, Maria Tereza (tereca) conversou sobre vários assuntos, entre eles a abertura da rua central de acesso a Praia e o lixo extra. Tereca enfatizou a importância da consciência que as pessoas tem que ter com a natureza, especialmente em relação ao lixo. Ressaltou também que São Simão é uma das praias melhor organizada, tanto com limpeza, como cuidados que as pessoas tem com a grama nas ruas. Ficou definido que um mutirão será realizado entre os veranistas e moradores para a limpeza de lixos extras na entrada da praia. A Prefeitura também será parceira nesta medida. O Executivo foi representado pelo Vice Prefeito, Enio Abreu, e pelos Secretários, Lauro Severo (Obras), Leonel Pacheco (Turismo) e Moisés Pedone (Educação).
A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente realizará reuniões públicas nas Praias, a fim de apresentar e debater o Plano de Manejo de Dunas Costeiras de Mostardas. Abaixo as datas, locais e horários:
11/02, às 16 horas, na Praia da Solidão, CTG do João;
12/02, às 9 horas, no Balneário Mostardense, na SABM;
12/02, às 15 horas, na Praia São Simão, Clube.

MÃO DUPLA

Sec. de Obras, Lauro Severo, também esteve no local

Vice Prefeito, Enio Abreu, Presidente Cícero e o Secretário Moisés

O Clube da Praia de São Simão em parceria com o Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Educação, concluiram na última semana a construção de uma pracinha infantil que servirá para atender a demanda do veraneio e posteriormente a escola/anexo, que funciona na sede do clube. O Secretário de Educação, Moisés Pedone e o Presidente da entidade, Cícero Saraiva, realizaram em 2010 uma parceria para a escola, anexo da escola Emílio Ferreria de Lemos, que passou a funcionar no interior do clube. O aluguel que antes a Prefeitura pagava em torno de R$ 400 veio para R$ 150. Em contrapartida a SME se comprometeu em dar a mão de obra para confecção da praça infantil. Segundo o Presidente, a parceria deverá continuar em 2011, o que agradou o Secretário de Educação. "Além da economia que foi gerada, vencemos a barreira do ranço político, já que muitos me diziam que ela loucura eu propor a parceria ao Cícero, já que alguns tinham a idéia que devido o Cícero ser filho de um político, que não havia dado o apoio ao nosso Prefeito, jamais aceitaria essa proposta. Mostardas, necessita que ultrapassemos esse muro, independente de quem está lá, a prioridade deve ser as pessoas da comunidade." - comentou Moisés. A Secretaria de Obras também forneceu servidores para auxiliar na obra.