Quem sou eu

Um apaixonado pela vida, família, amigos e política. Atualmente Presidente do Partido Progressista e Vereador do Município de Mostardas. Sejam bem vindos ao BLOG!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

REUNIÃO DEFINE DESFILE DE 7 SETEMBRO



Durante a tarde de hoje, 30/08, reuni na SME o grupo de Diretores das escolas municipais, estaduais, Supervisores, Presidentes de entidades (Grupo da Melhor Idade, APAE, Lar do Idoso) e Chefe do Setor do Transporte Escolar, para definir os últimos detalhes para a realização do Desfile de 7 de setembro, que ocorrerá na próxima terça feira, a partir das 14hs, na Rua Bento Gonçalves. Este ano o desfile tará o tema "LEVE UMA VIDA NOTA 100, SEM DROGAS". Outra mudança será o local, que este ano terá sua concentração na Avenida Pinheiro Machado, passando pela Rua Bento Gonçalves e encerrando na Avenida Padre Simão, em frente ao Posto Ipiranga. A idéia na qual apresentei foi acatada por unanimidade, onde será inédito, já que o Auditório Mathias Velho fará parte do Desfile. Todas as escolas confirmaram presença e levará para o desfile um tema tão importante que é a questão do combate as drogas e o que isso traz de ruim para a vida das pessoas. Confiram e prestigiam o Desfile de 7 de Setembro.


domingo, 29 de agosto de 2010

SÁBADO NA ESCOLA




A Vice Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcelo Gama/Anexo, localizada no Bairro Sul Baixada, Izabel Velho, a Supervisora, Marilis Guerreiro em conjunto com o grupo de professores e funcionários desta escola, realizaram no sábado dia 21/08 um encontro na comunidade escolar. Foram convidados todos os pais e responsáveis dos alunos matriculados na escola, onde pela parte da manhã desenvolveram tarefas, jogos e brincadeiras. Ao meio dia foi oferecido um almoço que contou com a colaboração de várias pessoas. A SME deu o suporte necessário para a realização do mesmo. Registro aqui os parabéns ao grupo da escola, pela organização e idéia em levar os pais para dentro da escola.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Agenda do Secretário - 27/08

MANHÃ
8hs: Despachando na SME
10:30hs: Prefeitura
12hs: Almoço com pessoal da UFRGS

TARDE
14hs: Atendimento na SME

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

INAUGURADA UBS MOACIR MACHADO BRAGA





Num clima de muita alegria e com a presença de muitas pessoas da Comunidade, além dos Vereadores, Secretários Municipais, Diretores de Escola, as Anitas Guarda de Honra de Mostardas, representante das Associações e órgãos do Governo do Estado, Igrejas e familiares do homenageado, foi inaugurada segunda-feira, 23, a Unidade Básica de Saúde Moacir Machado Braga. Os presentes ao evento, ao entrarem no prédio para conhecer, ficaram surpresos com tamanha organização e qualidade do espaço que está sendo oferecido para a comunidade, muitos chegavam a comentar que parecia se tratar de um pequeno hospital. O cerimonial perfeitamente organizado pelo Secretário de Educação Moisés Pedone, iniciou fazendo um breve relato sobre a obra e destacando a pessoa do Sr. Moacir. A primeira a falar foi a Coordenadora de Saúde do Litoral, Shirlei Faria, que disse ser "feliz a comunidade que te uma Secretária de Saúde como a Dra. Anelise e um Prefeito como o Marne que investem em Saúde, principalmente nas estruturas de PSF". O seguinte a usar a palavra foi o Ver. Paulo Pereira, que falou em nome da Câmara Municipal e em nome dos Vereadores autores do Projeto de Lei que deu nome a UBS, fazendo um discurso que emocionou a todos os presentes. O Prefeito Marne encerrou os discursos, salientando que sua administração faz um esforço tremendo para melhorar, reformar e até construir novos prédios, principalmente na área da saúde. O Prefeito destacou que para ele e sua administração o principal é oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, que com isso por sua vez conseguem oferecer melhores serviços para a comunidade. Encerrou dizendo para a família do homenageado, a esposa Dona Delfina, os filhos Gustavo e Clarice, ao genro Marcos e a neta Isabeli, "que o legado deixado pelo Suqui tem que ser sempre lembrado e seguido, pois ele estava sempre pronto a colaborar com as obras assistenciais e ajudar os menos favorecidos". Registro aqui, como um dos autores do Projeto de Lei que deu o nome a UBS, a minha satisfação em poder ser um dos agentes nesta simples homenagem ao Tio Suqui, que sem dúvida nenhuma está entre as maiores figuras humanas que passaram pela nossa Mostardas. As fotos mostram a inauguração e abaixo a equipe que irá trabalhar na UBS.
Texto retirado do blog do Vereador André Soares, às 17:37min de 25/08

ATO DA INAUGURAÇÃO DA UBS





Fotos do ato de Inauguração da Unidade Básica de Saúde Moacir Machado Braga. Shirlei Faria (Coordenadora da 18ª Saúde do RS), Pref. Marne, Ver. Paulo Pereira (representando a Câmara e os autores da Lei), autoridades e público presente e o protocolo da Cerimônia.

MAIS FOTOS





Novas fotos da UBS Moacir Machado Braga. Área de lazer, área de traz, entrada principal, sala coleta de exame e sala colhimento

FOTOS DA NOVA UBS


Fotos interna e fachada da UBS Moacir Machado Braga, inaugurada no dia 23 de agosto de 2010, às 14hs. Sala de Pediatria, saguão de entrada, fachada e consultório dentista.

FESTIVAL DE AVES CONFIRMADO


O Prefeito Municipal, Marne Vitorino-PP e o Secretário de Educação, Moisés Pedone-PP, receberam a Chefe do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Maria Teresa, para deliberar sobre a realização do IX Festival de Aves Migratórias que ocorrerá entre os dias 22, 23 e 24 de outubro em Mostardas. A edição deste ano será realizada unicamente aqui na cidade, já que em outras realizações dividiam-se as tarefas com o município de Tavares. Da parte do Poder Executivo foi confirmado o apoio necessário para a realização e o sucesso do mesmo. A abertura está prevista para ocorrer na sexta-feira, dia 22/10, a partir das 19hs no Auditório Municipal Dr. Mathias Velho.

SENADOR VISITA MOSTARDAS

O Senador do RS, Sérgio Zambiasi-PTB, visitou o Prefeito Marne Vitorino, na semana passada. Em meio a conversa o Senador relembrou a passagem que esteve em Mostardas na eleição de 2004, quando o Prefeito Marne havia sofrido um AVC e concorria a sua reeleição. Zambiasi disse que decidiu a não concorrer a nenhum cargo eletivo este ano, tendo em vista que quer se reencontrar novamente com a comunidade através da mídia. O Prefeito agradeceu a visita e disse que era a primeira vez que um Senador visitava o Gabinete do Prefeito Municipal. Lideranças do PTB de Mostardas e Tavares acompanharam o Senador, entre eles o candidato a Deputado Estadual nesta eleição, Gelson Braga e o Sec. de Assistência Social, Jeder Silveira, conforme foto.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Agenda do Secretário - 24/08

MANHÃ
8hs: SME
9:30hs: Prefeitura
10:30hs: Reunião com Prefeito

TARDE
13hs: SME

domingo, 22 de agosto de 2010

CURSO DE ESPANHOL EM MOSTARDAS



EDITAL Nº 022/2010

A Diretora do Departamento de Registros Acadêmicos, Sra. Naira dos Santos Costa, informa


as datas em que serão realizadas as matrículas dos aprovados no Processo Seletivo


UFPEL/UAB 2010.

CRONOGRAMA DE MATRÍCULAS


Os candidatos aprovados deverão preencher a ficha de cadastro que estará disponível a


partir do dia 27/08/2010 no site www.ufpel.edu.br/alunos e entregá-la impressa e assinada


juntamente com o restante dos documentos citados no item 2, conforme cronograma


abaixo. A documentação será conferida no ato do recebimento.



Polo Mostardas - Curso Espanhol

De 30/08/2010 a 03/09/2010
Horário de atendimento do Pólo: Manhã – das 9:00 às 11:30
Tarde – das 13:30 às 17:00
Noite – dás 19:00 às 21:30

LOCAL DE ENTREGA DE DOCUMENTOS:

Os documentos acima citados deverão ser entregues nos Polos, nos dias e horários

estipulados pelo cronograma de matrículas (item 1).

Edital de matrículas à disposição na página:


http://www.ufpel.edu.br/alunos/editais/edital_22_2010.pdf

Agenda - 23/08

Manhã
8hs: SME
9hs: Prefeitura - reunião

Tarde
14hs: Reinauguração da UBS Moacir Machado Braga
Local: Rua XV de Novembro/esquina com Av. Dr. Jorge Futuro
(este convite é extensivo a toda comunidade)


sábado, 21 de agosto de 2010

PORTO DO BARQUINHO

Em reunião agendada pelo Executivo Municipal, o Prefeito Marne Vitorino-PP esteve em Porto Alegre na última terça-feira, 17/08, na Sede da Superintendência de Portos e Hidrovias do RS. O Prefeito e sua comitiva, entre eles o Secretário de Agricultura, Leonel Pacheco-PSDB, Secretário de Planejamento, Gilnei Souza-PP e o Vereador Alexandre Mesquita-PP, foram recebido pelo Diretor Superintendente, Gilberto Cunha, onde aceitou a reivindicação do Prefeito em colocar o Porto do Barquinho na força tarefa intermodal do Estado, que está estudando a viabilidade de aberturas de pequenos Portos ao longo da Lagoa dos Patos. Desde quando assumiu o seu mandato, Marne Vitorino tem priorizado a demanda que trata sobre este assunto, sonho antigo, principalmente dos produtores da cidade, tanto para o escoamento da produção, quanto o turismo.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ESCOLA NOSSA SENHORA GANHARÁ INVESTIMENTOS



Na manhã de terça-feira, 17/08, o Secretário Municipal de Educação, Vereador licenciado, Moisés Pedone, esteve participando de uma reunião com pais, professores, servidores e alunos da Escola Nossa Senhora Aparecida, localizada no 4º Distrito. Na oportunidade o Secretário comunicou aos participantes que a escola receberá nas próximas semanas um investimento de mais de R$ 415 mil reais. Construção de 9 salas de aula e um banheiro, inclusive que atende a nova legislação para alunos com necessidades especiais, serão apenas o começo de muitos investimentos que a atual administração pretende aplicar no Distrito de Solidão. A licitação será encaminhada na próxima semana, onde o Projeto de Lei foi aprovado em regime de urgência pela Câmara de Vereadores na última segunda-feira. Moisés também comentou que nos próximos dias será investido em torno de R$ 10 mil reais, na reforma da rede elétrica desta escola. "Sem dúvida é um marco na educação e principalmente na escola Nossa S. Aparecida, e o Prefeito Marne atende com isso mais uma de suas diretrizes ofertadas em seu Plano de Governo, mas isso foi possível já neste momento porque reduzimos despesas desnecessárias e readequamos nosso orçamento da Educação" - comentou Pedone. A idéia com essa obra é o no ano letivo de 2011 diminuir um turno, reduzindo assim despesas principalmente com o transporte escolar. Na ocasião foram entregues as medalhas e troféus aos alunos campeões da II Gincana em comemoração ao aniversário da escola. Estavam presentes no encontro com o Secretário, conforme uma das fotos, a Diretora da Escola Mario Quintana, Professora Mariângela Verardi, o Diretor da Escola Nossa Senhora Aparecida, Professor Ronaldo e seu Vice Diretor, Professor Odirlei.

POSTO DE SAÚDE DE CARA NOVA


Será inaugurado na tarde de segunda-feira, 23/08, às 14hs o Posto de Unidade Básica de Saúde Moacir Machado Braga, situado na Rua XV de Novembro esquina com Avenida Dr. Jorge Futuro. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Anelise Santos, foram investidos mais de R$ 100 mil reais. Esse projeto de remodelação e ampliação desta Unidade, visa inclusive atender uma das propostas de Plano de Governo do Prefeito Marne Vitorino, que estabeleceu sua principal bandeira, a saúde pública municipal. Sem dúvida a comunidade ganhará um moderno local físico e também alguns novos profissionais que atuarão ali. A equipe será completa, médico, técnica de enfermagem, enfermeira, dentista e agente comunitária. A ampliação que conta com 20 peças, terá sala de vacina, sala de coleta para exame preventivo ao câncer, sala de observação, sala de triagem, sala de espera, sala de reunião e Farmácia. O nome é uma homenagem a uma pessoa que a muitos anos trabalhou na comunidade como farmacêutico, em época de difícil acesso principalmente ao homem do campo, e também por ser uma pessoa sempre ligada em apoiar Igrejas, Clubes e Associações. A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o Projeto de Lei que deu nome a este Posto de Saúde. Fica aqui o convite estendido a toda comunidade mostardense a participar do ato de reinauguração.

NOVO SECRETÁRIO DE OBRAS


Na manhã de terça-feira, 17/08, o novo Secretário Municipal de Obras, Lauro Severo, despachou com o Prefeito Marne Vitorino algumas demandas desta pasta. Um dos desafios de Lauro é recuperar boa parte de estradas vicinais e também algumas ruas da cidade, que tem sofrido devido as fortes chuvas nos últimos meses. O Prefeito pretende adotar em sua agenda, despachar alguns dias exclusivamente na Secretaria, dando neste momento um suporte melhor para atender as demandas acumuladas pela Obras. "A saúde, nossa bandeira principal está tranquilo, a educação e outras Secretarias também, agora chegou a vez da Secretaria de Obras receber uma atenção ainda melhor" - comentou o Prefeito. Na foto está da esquerda para direita: Lauro Severo (Sec. Obras), Mílton Farias (Sec. Administração), Moisés Pedone (Sec. Educação) e Prefeito Marne Vitorino.

REUNIÃO

Atendendo uma solicitação da SME, a Coordenadora Regional de Educação, senhora Terezinha, esteve em Mostardas no último dia 11/08, a fim de debatermos o baixo índice no IDEB da Escola Estadual 11 de Abril. A reunião ocorreu no Gabinete do Prefeito Marne Vitorino. O Executivo Municipal se colocou a disposição para no que couber, auxiliar esta escola, já que o índice de 2,1 puxou o nosso da rede municipal, de 4,6, para uma média de 3,4. "A educação não pode ser dividida entre o melhor ou o pior, a escola 11 de Abril também é nossa, da nossa Mostardas e se acharem que nós, rede municipal, pode ajudar, sem dúvida será feito." destacou o Secretário Moisés Pedone.

ESCOLA ATIVA


A SME está distribuindo à escolas Municipais que compõe o Programa Escola Ativa, Kits para auxiliar os professores nas aulas de ciências. As escolas são: Quitéria do Nascimento (Casca), Anita Garibaldi (Balneário Mostardense), Emílio Ferreira de Lemos (Valim) e Bento Gonçalves (Rincão).

Agenda do Secretário - 18/08

MANHÃ
8:10hs: Reunião com a Diretora da Escola Dona Iolanda Tesche
8:30hs: Despachando na SME
9hs: Reunião com Prefeito e Chefe do PARNA, sobre o IX Festival de Aves Migratórias
10hs: Prefeitura

TARDE
13hs: SME
14hs: Visita a Escola da Praia de São Simão

domingo, 15 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO PRETENDE OFERECER PSICÓLOGO EM SUA REDE

Enviaremos para a Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 16/08 um Projeto de Lei que solicita a aprovação emergencial de um Psicólogo para atender exclusivamente os alunos da rede municipal de ensino. No próximo Concurso Público será ofertado esta vaga para efetividade. Após acompanharmos desde o começo do ano letivo a alta demanda em nossa rede para esse profissional, e também o anseio em que Professores e Gestores tem nos relatado, levamos ao conhecimento do Prefeito Municipal e ganhamos o OK para montarmos esse suporte na SME, ainda este ano. O PL foi solicitado em regime de urgência e deverá ser votado ainda na noite desta segunda.

INTENÇÃO DA SME

Após a aprovação do Prefeito Municipal, Marne Vitorino em atender uma das demandas apresentadas pela nossa Secretaria Municipal de Educação, o Projeto de Lei que chegará a Câmara nesta segunda-feira, 16/08, criará o cargo de Psicopedagogia para atuar com a demanda da SME. Aproveitando a criação do mesmo, encaminhamos junto um Projeto de Lei solicitando aos Vereadores a aprovação emergencial, para colocarmos esse profissional já a disposição das demandas da Educação.






Projetos chegarão na Câmara

Na manhã desta segunda-feira, 16/08 vai chegar na Câmara de Vereadores Projeto de Lei que estabelece criação de novos cargos e aumentos de alguns, a fim de estabelecer oferecimento de vagas no Concurso Público Municipal, previsto para antes do término deste ano. Cargo de Biólogo, Analista de Sistema, Psicopedagogo, Desenhista e Monitor são alguns novos que serão ofertados.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Agenda do Secretário 12/08

MANHÃ
8hs: SME
9hs: Reunião Direção da Escola Nossa Senhora Aparecida
10:45hs: Atendimento

TARDE
13hs: Prefeitura
13:40hs: SME

terça-feira, 10 de agosto de 2010

CONCURSO PÚBLICO 2010

Após solicitação do Prefeito Marne Vitorino, estou a duas semanas juntamente com o Secretário de Administração, Mílton Farias, trabalhando em cima de levantamento de cargos e montagem de Lei a ser enviada a Câmara de Vereadores, nas próximas semanas, para a realização do Concurso Público Municipal. A sugestão do Prefeito é de que no máximo até o final de setembro já esteja em fase final o Edital. Todas as Secretarias Municipais apresentaram suas necessidades. Os cargos temporários foram os primeiros a ser colocados na listagem. Alguma informação ou sugestão entre em contato comigo por e-mail ou telefone.

APROVADA AS CONTAS DE MINHA GESTÃO NO LEGISLATIVO 2009

Recebi o Parecer nº 9.857, Processo nº 003531-02.00/09-4, onde o Tribunal de Contas do Estado, emitiu por UNANIMIDADE, Parecer pelo atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, por parte de minha administração frente a Presidência do Poder Legislativo de Mostardas no ano de 2009, relativo à Gestão Fiscal deste Poder. Participaram do Julgamento os Conselheiros do TCE/RS, Excelentíssimo Conselheiro Marco Peixoto, Algir Lorenzon e Hélio Saul Mileski. Se fizeram presentes também os Senhores Ângelo Borghetti, Adjunto de Procurador do Ministério Público de Contas, e Alexandre Mariotti, Auditor Substituto de Conselheiro.

Agenda do Secretário 10/08


MANHÃ
8hs: despachando na SME
9:30hs: Prefeitura/Projetos

TARDE
13hs: despachando na SME

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Agenda do Secretário 09/08

MANHÃ
8hs - Atendimento ao público
9hs - Prefeitura
11:15hs - Reunião com Prefeito e Coordenadora de Educação do Litoral Norte

TARDE
13hs: Prefeitura
14hs: Reunião com Diretores sobre o Desfile de 7 de setembro
15:30hs: Reunião com Vereador André Soares
16hs: Despachando na SME

domingo, 8 de agosto de 2010

FORMATURA DO CURSO TURISMO/ULBRA





Na noite de sexta-feira participei da Formatura dos acadêmicos em Turismo, da Universidade Ulbra/Torres. Posso dizer que em uma noite de gala, o Ginásio de Esportes estava completamente lotado de familiares e amigos para esse momento singular na vida de cada aluno que completava ali este curso. Ao todo, 36 pessoas principalmente da cidade de Mostardas e Tavares colaram o grau em Bacharel em Turismo, depois de 4 anos. Fica aqui o meu registro a este momento e meus parabéns da cada um deles, desejando sucesso nesta caminhada, afinal de contas, Mostardas e Tavares ganham com este grupo de qualidade local. As fotos mostram alguns momentos, entre eles meu colegas (formandos) de Prefeitura, Gilnei, Marisa, Róger e Vânia, juntamente tambéme estão o Prefeito Marne, Vice Prefeito Enio Abreu e o Secretário de Administração, Mílton.