Quem sou eu

Um apaixonado pela vida, família, amigos e política. Atualmente Presidente do Partido Progressista e Vereador do Município de Mostardas. Sejam bem vindos ao BLOG!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ENTENDA O LOCAL DA OVEARTE


A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, postou no site da Ovearte, o mapa do evento. Nele a comunidade pode localizar os pontos comerciais, diversão e Institucional. A Ovearte começa a partir da próxima quinta-feira, 03/12 e se encerra no domingo, 06/12. A programação completa e informações do evento pode ser conferidas no site: www.ovearte.com.br e via Secretaria pelo fone 51 3673 1177.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PÚBLICO LOTA O GINÁSIO


O Ginásio de Esportes ficou lotado para assistir a grande final do FUTSAL 2009. Seis categorias, Sub-13, Sub-15, Feminino, Veterano, 2ª e 1ª Divisão disputaram, totalizando 45 equipes ao todo. Parabéns a todos que participaram de uma forma ou de outra desta competição, em especial a comunidade, as famílias que nos últimos 4 meses se fizeram presentes.


TAÇAS DO FUTSAL


O Departamento Municipal de Esportes e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, estão de parabéns pela organizaçaõ das competições esportivas em Mostardas e em especial a qualidade de Taças entregue aos Campeões 2009. Na foto ao lado estão as Taças Sub-15, Feminino e Sub-13. Na foto abaixo estão as Taças Veterano, 1ª Divisão e 2ª Divisão.

Árbitra feminina na final do FUTSAL

Chamou atenção na final do FUTSAL uma árbitra apitando as partidas. Pela primeira vez em Mostardas isso ocorreu, já que é rotina pela mídia assistirmos mulheres participando como juízas em partidas esportivas. Aldrei Pereira, compõe um Grupo de Arbitragem no Rio Grande do Sul. Ela também é professora de Educação Física.

ENCONTRO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS



Na sua terceira edição, estive no domingo participando do encontro das Comunidades Quilombolas de Mostardas e região, em comemoração ao dia 20/11, dia da Consciência Negra. A primeira edição ocorreu em Palmares no Sul, a segunda nos Teixeiras e agora coube a Comunidade dos Beco dos Colodianos em realizar o evento, que lotou o Paroquial de São Simão. Parabenizo o Presidente da Comunidade Quilombo Beco dos Colodianos, Claudino, pela organização.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

LOJA MENOTTI GARIBALDI



Sábado a tarde participei de um encontro realizado pela Loja Maçonica Menotti Garibaldi de Mostardas. Vários irmãos desta loja e também de Porto Alegre, participaram da Cerimônia de colagem de grau a integrantes desta loja. Ao meio dia foi servido um almoço no CTG Tropeiros do Litoral. Na ocasião recebi uma medalha de homenagem da Loja.

ALMOÇO DA APAE

No último sábado, 21/11, participei do almoço beneficente a nossa APAE/Mostardas. O evento ocorreu ao meio dia no Salão Paroquial que estava lotado. A entidade vem enfrentando dificuldades financeiras e mais uma vez a comunidade se uniu e participou maciçamente.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

AUDIÊNCIA SOBRE A SALINIZAÇÃO DA LAGOA DOS PATOS


Já na tarde de segunda, foi a vez da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa realizar na Câmara de Vereadores de Mostardas uma Audiência Pública para discutir sobre a salinização da Lagoa dos Patos. Produtores Rurais tem demonstrado sua preocupação quanto o volume de sal na Lagoa dos Patos, já que muitos produtores de arroz dependem dessas águas para produzir sua lavoura. Foi encaminhado pela Comissão de que será solicitado ao Secretário de Meio Ambiente do Estado, Deputado Berfran Rosado, um Estudo Técnico da lagoa. Alguns especialistas também alertam sobre a ampliação das obras do Porto de Rio Grande, que segundo esses não foi contemplado no EIARima a discussão profundo sobre o impacto que isso acarretaria para a nossa região. A audiência com o Secretário de Meio Ambiente está marcada para hoje, 10/11, às 17hs, agendada pelo Deputado Estadual, Jerônimo Goergen.

AUDIÊNCIA SOBRE O PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE




Na manhã de segunda-feira, 09/11, foi realizada uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Tavares, para debater assuntos referente os impasses do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Os Deputados presentes foram: Edson Brum (Presidente da Comissão de Agricutura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa), Alceu Moreira e Jerônimo Goergen. Prefeitos, Vereadores, Secretários, Pescadores e comunidade participaram maciçamente da reunião. O Parque, criado a mais de 23 anos, nos últimos tempos tem tido vários impasses, o último foi a demora na liberação da abertura da Barra da Lagoa do Peixe. O Prefeito Marne de Mostardas, ressaltou o papel importante que as Câmaras de Vereadores de Mostardas e Tavares tem desempenhado nesta discussão e destacou a viagem realizada a Brasília, onde os Vereadores conseguiram obter a abertura da barra. A Gestora do Parque, Maria Tereza (tereca) não comparaceu a reunião, mostrando a falta de diálogo que tem ocorrido nos últimos tempos entre as comunidades e o ICMBio.

CRIADA A AMPERGS

No último final de semana, 06 e 07/11, na cidade de São José do Norte, as lideranças políticas de Capivari do Sul, Palmares do Sul, Mostardas, Tavares e São José do Norte, se reuniram para deliberar temas importantes da região e a criação da Associação que compõe esses 5 municípios. Na noite de sexta-feira, foi apresentado o Projeto Rota Açoriano apresentado pelos senhores, Ivo Ladislau, Fernando Costamilan e Luiz Agnelo. Esse Projeto visa desenvolver turisticamente a região. Ficou decidido de que será apresentada a Governadora Yeda Crusius o Projeto e seguidamente a Bancada Gaúcha para buscar suporte financeiro para o mesmo. Na manhã de sábado foi debatido e aprovado o Estatuto da entidade, onde posteriormente foi deliberado para apresentação de chapas para a nova Diretoria. Foi apresentado apenas uma chapa e aprovada por aclamação pelos presentes, ficando assim composta: Presidente: Moisés Pedone – Vereador de Mostardas, 1ª Vice Presidente: Glacy Osório – Prefeita de Capivari do Sul, 2º presidente: Luis Carlos – Vereador de São José do Norte, 1º Secretário: André Soares – Vereador de Mostardas, 2º Secretário: João Ronildo – Vice Prefeito de Tavares, 1º Tesoureiro: Zeny Oliveira – Vice Prefeito de São José do Norte, 2º Tesoureiro: Ernesto Ortiz – Prefeito de Palmares do Sul. Conselho Fiscal Titular: Fernando Machado – Vereador de São José do Norte, Ideni Boscheti – Vereadora de Palmares do Sul, Marne Vitorino – Prefeito de Mostardas. Conselho Fiscal Suplentes: Vilso Schimit – Vereador de Capivari do Sul, Irevi Coelho – Vereador de São José do Norte e Jeferson Paiva – Vereador de Tavares. O mandato é por um ano. Em contato com nossa redação o Presidente da Associação diz que muito trabalho tem pela frente. “É um marco para a região, porque todos os municípios têm a mesma história, os mesmos desafios e essa associação vêm criar forças para o tão sonhado desenvolvimento da região” – comentou Pedone.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

II ENCONTRO DA PENÍNSULA

Daqui a pouco estará ocorrendo na cidade de São José do Norte, o II Encontro dos Municípios da Península do RS. Capivari do Sul, Palmares do Sul, Mostardas, Tavares e São José do Norte. Abaixo a programação.
Dia 06/11/09 – Sexta-feira:
- 19 horas: Credenciamento
- 19:30 horas: Abertura dos Trabalhos
- 20 horas: Apresentação do Projeto Rota Açoriana
- Ivo Ladislau
- Luiz Agnelo
- 22 horas: Jantar de Confraternização

Dia 07/11/09 – Sábado
- 09 horas: “Comunidade Contra o Crack”
- 09:45 horas: Cofee Break
- 10 horas: Debate sobre os Municípios da Península – AMPERGS
- 11:45 horas: Encerramento
- 12 horas: Almoço de Confraternização

Todos os painéis serão realizados na Câmara Municipal de Vereadores de São José do Norte, sito a Rua Dr. Álvaro Costa, 30, Centro.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PEDRO ERNESTO NA OVEARTE


Está confirmado pela Secretaria Municipal de Turismo, a participação de Pedro Ernesto Denardin e Grupo na programação da 17ª Ovearte. O Show está previsto para ocorrer na noite de sexta-feira. Em 2003, na 13ª Ovearte, conforme mostra as fotos, o apresentador, narrador esportivo e cantor fez um show que ficou guardado na memória de quem estava lá. Agora, Pedro garante que vai fazer uma disputa de Colorados e Gremistas no palco. A Ovearte ocorrerá de 03 a 06 de dezembro. Vale a pena aguardar e conferir!

CANCELADO FESTIVAL DE AVES MIGRATÓRIAS



Foi cancelado pelo Executivo de Tavares, conforme publicação no Jornal Freguesia do dia 06/11, a realização do IX Festival Brasileiro de Aves Migratórias. O evento ocorreria em Tavares durante os dias 13 a 15 de novembro. O motivo é a falta de recursos.

CONFIRMADO 3 PROJETOS PARA MOSTARDAS

Acabei de receber a confirmação por telefone, de que Mostardas disputará do leilão da ANEEL, dia 14/12, com 3 Projetos para a construção de Parque Eólico. Sem dúvida a conquista na participação deste leilão já é um avanço e uma possibilidade única para o desenvolvimento de nossa cidade. Ao todo, o Rio Grande do Sul participará com 30 Projetos, sendo 10 deles com licença prévia da FEPAM já garantido, conforme já divulgado neste blog. Em contato na última semana com o Dep. Jerônimo Goergen, o mesmo faz questão de articular sobre esse pleito no Parlamento Gaúcho. Os 3 Projetos aptos a participar tem uma previsão de fornecer mais de 110 mega de energia.

REUNIÃO NA CÂMARA



Encerrou às 11hs a reunião que tratou sobre a questão da nova legislação da merenda escolar, em relação a agricultura familiar. O Governo Federal implantou o PA - Programa de Alimentos, onde oferece aos Municípios a possibilidade de destinar 30% dos produtos da merenda escolar, para os pequenos agricultores do Município. Segundo o técnico da UFRGS, Sebastião, as crianças são o futuro e a boa alimentação dá o máximo da capacidade cognativa. Hoje a UFRGS está implantando esta legislação para adquirir os produtos orgânicos, para atender os mais de 28 mil alunos. Mostardas possui hoje mais de 3 mil alunos somando as redes municipais e estaduais. Participaram também do encontro vários representantes: Pereira - Emater, Giovana - Secretária Mun. de Educação, Flávio Pedone - Sindicato Servidores Públicos Municipais, Claudino - Quilombola Beco dos Colodianos e Marcio - Quilombola Teixeiras.

REUNIÃO NA CÂMARA



Está ocorrendo na Câmara de Vereadores neste momento, uma reunião com os agricultores da agricultura familiar, para debater sobre a questão da Prefeitura adquirir 30% da merenda escolar direto com eles. O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Tadeu Porciúncula está a frente dessa discussão. Além de mim como Presidente da Câmara, está particicpando os Vereadores, Alexandre Mesquita e Cecília Colares. O Secretário Municipal de Agricultura, Jorge Elias e o Presidente da ADECOM, Marcos Ovalhe.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

PARQUE EÓLICO PARA MOSTARDAS



Na última quinta-feira, 29/10, estive com o Chefe de Gabinete do Dep. Jerônimo Goergen, Gustavo Hartmann, na Assembléia Legislativa, onde protocolei um encaminhamento para o Coordenador Técnico, Edmundo Fernandes da Silva, da Secretaria de Estado de Infratestrutura e Logística, solicitando informações sobre a entrada do Município nos pleitos de construção de Parque Eólicos, já que deverá ocorrer um leilão pela ANEEL, agendado para o dia 14/12.

PROJETO NA CÂMARA



Recebi durante o dia de hoje várias professoras da rede municipal em meu Gabinete na Câmara, buscando informações quanto ao Projeto de Lei n° 136/2009 que tramita no Poder Legislativo referente a revogação da Lei Municipal n° 1321 de 21 de outubro de 1998. O Projeto é bastante polêmico, já que revoga a Lei que trata sobre as eleições através da Comunidade Escolar, para a escolha de seus Diretores. O Executivo alega e põe cópia de Pareceres no Projeto apontando a sua inconstitucionalidade. Os Vereadores tem debatido nas Comissões. Buscando o diálogo com os professores, posso dizer que existem várias opiniões, onde sem dúvida irá nos auxiliar na hora de decisão, seja ela qual for. Ressalto que no momento em que o Projeto entrou no Poder Legislativo, foi despachado uma cópia para o DEMAGIM, órgão competente da categoria dentro do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Até o momento não houve manifestação por parte deste órgão. O Projeto deve permanecer na Casa nas próximas semanas e deverá, após obter Parecer nas Comissões, ser levado ao Plenário.

CRACK NEM PENSAR!



A Igreja Assembléia de Deus, realizou no dia 31/10, uma passeata pelas ruas da cidade para demostrar a preocupação quanto as drogas que assolam as famílias brasileiras. O ato encerrou na rua Almirante Tamandaré onde vários colegas Vereadores e Secretários Municipais se fizeram presentes. Parabéns a Igreja por esta iniciativa.

PISTA DE SKATE






A tão sonhada Pista de Skate saiu do papel e vai virar realidade.
Desde de 2007, quando recebi na Câmara um grupo de jovens levando um abaixo assinado com mais de 270 assinaturas, tenho batalhado por esse pleito. Ano passado como Presidente da Câmara, em conjunto com os membros da Mesa Diretora, disponibilizamos um valor de R$ 25 mil reais. Acatado pelo Prefeito Marne, o sonho da juventude está quase concluído. A pista foi construída no Parcão. Além de atender o pedido, agora, os jovens além de ter um lugar apropriado para praticar esse esporte, tem um espaço seguro também.